Especialista indica o passo-a-passo de como elaborar esse documento e seus pontos essenciais
Como fazer um plano de marketing?
Respondido por Frederico Mafra, especialista em marketing
As empresas têm percebido que saber planejar é essencial para se ter
sucesso. Muito mais que um instrumento teórico, o plano de marketing é
uma ferramenta imprescindível para que o empresário possa focar seus
esforços nas oportunidades que o mercado lhe apresenta, aplicando de
maneira eficaz e eficiente seus recursos.
A elaboração de um plano de marketing pressupõe a integração de pessoas
e recursos da empresa em torno de processos de análise e identificação
de mercados-alvo, criação, comunicação e entrega de um produto ou
serviço de valor para o consumidor final. O resultado deve propiciar a
satisfação do cliente, e para a empresa, crescimento de mercado e
retorno financeiro para o empresário e seus colaboradores.
Confira as quatro etapas principais de um plano de marketing.
1. Análise do ambiente de negócios
A empresa deve estudar seu mercado de atuação e/ou similares
(histórico, tamanho, potencial de demanda, etc.), buscando identificar
uma ‘oportunidade de marketing’ que pode ser trabalhada pelo plano.
2. Marketing estratégico
Nessa etapa, a análise detalhada dos ‘atores-chave’ que fazem parte do
setor de negócios escolhido pela empresa – consumidores, concorrentes,
fornecedores -, e em que a oportunidade de marketing deverá ser
desenvolvida.
Ao final desta etapa, a empresa define o modo como a quer ser percebida
e lembrada pelo consumidor. Este é o ponto principal de todo o processo
de planejamento de marketing, pois busca definir os diferenciais que a
empresa irá trabalhar nas ações de marketing para ganhar mercado e
superar seus concorrentes.
3. Marketing tático
Nesse momento são definidas as ações práticas do planejamento, a partir
do posicionamento definido anteriormente. São especificadas, em
detalhes, as características do produto (ou serviço) a ser ofertado, seu
preço, a forma de comunicação e de distribuição do mesmo junto ao
mercado-alvo.
4. Controle e avaliação
A quarta etapa deve tratar dos mecanismos de controle e avaliação do
plano, por meio da definição de métricas e indicadores de desempenho que
permitam à empresa medir o alcance dos objetivos e estratégias
definidas.
A elaboração de um plano de marketing permitirá à empresa ser eficaz
(ter foco e objetivos definidos) e eficiente (ter estratégias e ações
práticas) no mercado escolhido para atuar. Também é a base para a
construção de uma vantagem competitiva sustentável.
Frederico Mafra é especialista em marketing e professor do Ibmec/MG
Envie suas dúvidas com a palavra marketing no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br
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