"Infelizmente, fomos ingênuos”, lamenta Roberto Justus
O Grupo Newcomm, representado por seu ceo, Roberto Justus, assumiu
publicamente o erro de sua agência VML, responsável pela criação do
vídeo de divulgação do produto Vivo Sempre Internet, estrelado pelo ator
Murilo Benício. No filme, criado em parceria com a Y&R, o ator
interpreta o personagem Tufão, sucesso na novela “Avenida Brasil”, da
Rede Globo. O filme foi veiculado por apenas 17 horas, durante os dias 8
e 9 deste mês, e foi retirado do ar nesta quarta-feira (10), a pedido
da emissora.
Em declaração dada ao propmark, a Central Globo de
Comunicação afirma que a peça não foi autorizada e a emissora “tomará as
medidas cabíveis”. “Somos maduros, autênticos e honestos o suficiente
para reconhecer, com veemência, o grave erro que cometemos. Se o grupo
Newcomm teve algum deslize durante os 31 anos em que estou aqui, foi
esse”, declarou Justus. O executivo admitiu ter havido falhas de
comunicação dentro do grupo durante o processo de criação do comercial, o
que impediu que fosse vetado antes de ir ao ar.
Segundo o executivo, a situação teria se agravado após a declaração,
por parte do empresário do Murilo Benício, de que o ator estaria
autorizado a participar do vídeo. “A diretoria da VML acreditou na
história, assim como o pessoal da Y&R, e, por um erro nosso, nada
foi checado. É praxe de mercado não usar personagens de programas sem
autorização, pois isso viola claramente os direitos autorais de seus
criadores. Infelizmente, fomos ingênuos”.
Lucia Colucci, empresária do ator Murilo Benício, nega que tenha
havido qualquer tipo de posicionamento por parte do ator ou de seus
representantes. “Trabalho no ramo há muitos anos e jamais precisaria
desse tipo de oportunismo. Infelizmente, acaba sempre sobrando para o
lado mais fraco”, defende-se. “Houve, sim, uma falha de comunicação
entre as partes. O vídeo estava programado para ser aprovado no dia 15
de outubro e entrou no ar no dia 8. Sequer tivemos a chance de vê-lo
antes”, acrescenta.
De acordo com Justus, serão tomadas medidas para que “um caso como
esse nunca mais aconteça no grupo”. “Uma peça, por mais criativa que
seja, não pode existir dentro da ilegalidade e não pode, jamais,
prejudicar o cliente ou um parceiro. Vemos na Rede Globo um parceiro
importantíssimo, que não merece esse tipo de incidente. Pedimos
desculpas à Vivo e à emissora e assumimos toda a responsabilidade pelo
incidente, nos dispondo a ressarcir o cliente caso haja algum prejuízo.
Espero que tenhamos um crédito com nossos parceiros e que eles nos
permitam ter o direito de errar. Um grupo com a nossa experiência,
pautado pela ética não poderia ter feito isso”.
Após a retirada do vídeo, a Vivo veiculou um banner com a mensagem
“Quem viu, viu. Quem não viu, tá desconectado”, em referência ao serviço
oferecido pela operadora. “O banner já estava pronto e seria divulgado
no término da campanha, em dois ou três dias. Apenas encerramos a
campanha antes”, afirma Justus.
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