Depois do 'carro mais barato', montadora busca nova matriz energética.
Após tentar a sorte com 'o carro mais barato do mundo', a companhia
indiana Tata Motors começou a desenvolver um protótipo de veículo
alimentado por ar comprimido com a intenção de comercializá-lo na Índia.
"A tecnologia é muito nova e provavelmente levará alguns anos para
termos um resultado. Mas, por enquanto, não temos nenhum plano oficial
de lançamento", afirmou o porta-voz da empresa, Arthur Serrao.
Os testes atuais, segundo a própria Tata Motors, baseiam-se em
"completar os processos técnicos necessários para industrializar um
produto pronto para o mercado nos próximos anos", a partir de uma
licença da companhia MDI de Luxemburgo.
A empresa indiana idealizou os testes no final de 2011 e deu a notícia
da existência dos mesmos no último mês de maio, quando revelou que o
motor tinha sido testado com sucesso em dois veículos e garantiu que o
seu desenvolvimento entrava em uma nova fase com a MDI.
A companhia luxemburguesa ficou conhecida pelo desenvolvimento de
motores de ar comprimido como o que alimenta o "AirPod", um pequeno
veículo com chamativas janelas redondas que atinge velocidades de até 70
km/h e tem um custo de 50 centavos de euro (R$ 1,33) por cada 100
quilômetros rodados.
"Com seu pequeno tamanho, preço baixo, poluição zero, seu design
divertido e futurista, o AirPod é um ponto de inflexão no design de
veículos urbanos e renova o conceito de veículo e de transporte. Ele
pode ser conduzido com apenas um comando", detalhou a companhia.
Com a referência do "AirPod", diferentes veículos da imprensa indiana
vem especulando há meses sobre as possíveis características do modelo da
Tata Motors, embora a companhia negue qualquer similaridade com o
produto da MDI.
"A Tata Motors, obviamente, não é a responsável pelo famoso 'AirPod'. O
que faremos será combinar a tecnologia da MDI com os nossos próprios
veículos. O resultado pode demorar meses, até anos", explicou Serrao.
Abastecimento caseiro
A imprensa indiana batizou até agora o projeto como "Tata Mini-Cat" e
afirmou que o carro teria que ser reabastecido em estabelecimentos
equipados com tanques especiais de ar comprimido ou com um gerador
próprio de uso caseiro.
Os mais críticos com este tipo de tecnologia ainda em testes comentaram
que os carros movidos a ar comprimido são muito menos eficientes que os
elétricos, porque os motores necessitam de muita energia para comprimir
o ar.
Porém, o baixo custo de reabastecimento que representa o ar comprimido é
um poderoso atrativo para um mercado como o indiano, onde milhões de
pessoas não possuem renda suficiente para pensar na aquisição de um
carro e assumir suas despesas de manutenção.
Necessitamos desenvolver produtos com uma combustão mais eficaz e limpa"
Arthur Serrao, da Tata Motors
Apesar da visão comum de ruas e estradas indianas abarrotadas de
veículos buzinando em engarrafamentos intermináveis, existem na Índia
apenas 18 carros para cada mil pessoas, enquanto na China a proporção é
de 83/mil e nos Estados Unidos de 802/mil, segundo o Banco Mundial.
Esse dado é uma das razões pelas quais a companhia indiana - dona
também da Jaguar, da Land Rover e da Hispano Carrocera - apostou pelo
Tata Nano, um pequeno utilitário que foi apresentado como o "carro mais
barato do mundo", por apenas US$ 1.980 (R$ 4.020).
Nos últimos anos, a Tata Motors buscou outras soluções adaptadas ao
crescente mercado automotivo indiano com veículos elétricos, como o
Megapixel e o Pixel, dois carros com emissões baixas e baterias
eficientes que já foram exibidos em feiras de automóveis.
"Necessitamos desenvolver produtos com uma combustão mais eficaz e
limpa. Nossas principais cidades estão muito poluídas. E, certamente,
não podemos deixar de lado a condição econômica da nossa gente",
concluiu Serrao.
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