Uma das marcas de luxo mais conhecidas do planeta acaba de inaugurar sua primeira loja inteiramente dedicada a produtos masculinos em todo o Ocidente
Gucci no Brasil: espaço, projetado pessoalmente por Frida Giannini,
atual diretora de criação da marca, teve toda a estrutura importada da
Itália
São Paulo - São 330 metros quadrados com peças de alfaiataria, roupas casuais e acessórios. A Gucci,
segunda marca de luxo mais conhecida do planeta (atrás apenas da Louis
Vuitton, segundo ranking da consultoria Interbrand), inaugurou sua
primeira loja exclusivamente masculina no Ocidente. E o endereço
escolhido foi o shopping JK Iguatemi, na zona oeste de São Paulo.
O espaço, projetado pessoalmente por Frida Giannini, atual diretora de
criação da marca, teve toda a estrutura importada da Itália: do vidro
fumê da vitrine ao piso de mármore marcado com o padrão da grife. “O
Brasil é um mercado emergente muito importante para nós. Sentimos que
era o local perfeito para a primeira loja exclusivamente masculina das
Américas e Europa”, disse Giannini.
Hoje pertencente a um conglomerado francês, a Gucci foi fundada em
Florença, na Itália, em 1921. Guccio Gucci (eis o duplo G) resolveu
investir em uma pequena fábrica de malas, impressionado que estava com
os modelos que circulavam pelo lobby de um hotel de luxo em que ele
trabalhara em Londres. Não demorou para virar referência em produtos de
couro (até hoje os mais vendidos em suas lojas) e ganhar projeção. Na
década de 1960, a grife já era um sucesso.
Fred Astaire e John Wayne viraram fãs do mocassim. Um clássico que se
tornou peça de museu – o tradicional modelo com ferragens inspiradas em
freios de cavalo faz parte, desde 1985, do acervo fixo do Metropolitan
Museum of Art, de Nova York. Madonna, Brad Pitt, Nicole Kidman e Mick
Jagger já apareceram em tapetes vermelhos com acessórios GG.
Depois de Guccio, outros nomes foram responsáveis por momentos de
triunfo na GG. O mais famoso deles? Tom Ford, que assumiu a criação das
coleções e campanhas no começo dos anos 1990. Frida Giannini, diretora
desde 2002, já garantiu também o seu lugar na história da moda italiana.
Ela inaugurou um período de renovação da grife, alcançado graças a
inúmeras imersões no passado e revitalizações de peças-ícone, como as
bolsas The Jackie (inspirada em Jacqueline Kennedy Onassis) e Bamboo Bag
(com alça de bambu, desenvolvida em períodos de escassez de
matéria-prima durante a Segunda Guerra).
Além de vender as coleções completas da marca (com roupas, acessórios,
perfumes, óculos e sapatos), na loja do JK Iguatemi é possível
confeccionar peças sob medida. Costumes, blazers, camisas e sapatos
feitos de acordo com as proporções dos clientes vêm diretamente da
fábrica da Gucci em Florença, na Itália. Um terno chega a custar 15 mil
reais, e demora até três meses para ficar pronto. A ideia é saciar os
consumidores que procuram peças especiais, com caimento impecável, sejam
executivos de alto nível ou noivos que querem impressionar no
casamento. Afinal, de que adianta gastar uma pequena fortuna no terno
mais importante da sua vida se ele não for o ideal para o seu tipo de
corpo?
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