Outlet de imóveis virtual Home4Less vende lançamentos de grandes incorporadoras que estão em estoque com descontos de até 30%
Segundo explica o sócio-fundador do site, José Luis Ribas, como os
clientes já anunciam logo cedo quanto estão dispostos a pagar, no início
do processo eles já sabem se o negócio pode vingar e assim filtram
quais clientes realmente têm interesse em fechar a compra. “Nossas
negociações são mais rápidas, eu já pergunto ao cliente que tipo de
imóvel ele quer, por quanto e já dou as opções disponíveis. Assim nós
não perdemos tempo com o cliente que não vai comprar o imóvel de fato”.
Segundo explica Ribas, foi justamente um aquecimento do mercado
imobiliário que gerou a ideia da criação da Home4Less em 2008. “No
início do boom imobiliário em 2008, prevendo uma futura superação da
oferta sobre a demanda devido a uma provável supervalorização no preço
dos imóveis, comecei a colocar no papel a possibilidade de criar um site
onde pudéssemos trabalhar como uma vitrine para que as principais
incorporadoras de São Paulo ofertassem seus produtos em estoque”.
No PromoImóveis, o
cliente visualiza as promoções e fecha o negócio diretamente com as
incorporadoras. O site apenas gera um cupom de desconto do imóvel
pretendido, mas que não representa nenhum compromisso de vendas entre as
partes. Após o cupom ser gerado, a venda é fechada com o cliente que
primeiro formalizar a intenção de compra do imóvel, dentro do prazo da
promoção, independentemente da ordem cronológica da geração do cupom.
São Paulo – Conseguir descontos é sempre bom, descontos milionários
então parecem bons demais pra ser verdade. Mas, é exatamente isso que o
site Home4Less tem feito. Ele é um dos recém-lançados outlets de imóveis
virtuais, que no lugar de vender roupas que entraram para o estoque,
vendem imóveis e com descontos que chegam a 1 milhão de reais, ou até
30% do valor do imóvel. No Home4 Less, o cliente é acompanhado de perto
durante todo o processo e assessorado pessoalmente por funcionários do site durante a compra dos imóveis, que custam entre 170.000 reais e 12 milhões e são definidos pelo site como imóveis premium.
No ar desde junho deste ano, o site já conta com 380 visitas por dia,
3.000 pessoas cadastradas, 165 encomendas e 120 imóveis à venda. A
empresa tem parceria com 12 incorporadoras do Estado de São Paulo,
algumas das maiores do mercado, como Gafisa, Lindenberg e Brooksfield.
Elas enviam para o site informações sobre seus lançamentos que entraram
em estoque e que pela urgência em serem vendidos, possuem bons
descontos. O site anuncia então os imóveis com seu valor original, o
valor do desconto e a economia que o cliente terá na compra, parecido
com o que os sites de compras coletivas fazem.
Ao entrar no site e encontrar um imóvel de seu interessa, o cliente
pode tanto clicar na opção “Me interessei e quero fazer uma proposta” ou
em “Quero mais informações”. Ao clicar, ele é direcionado para uma
página onde será escrito um e-mail para a Home4Less. Em seguida, o site
já inicia um contato direto com o cliente e envia as informações
desejadas. Caso o cliente opte por fazer a proposta, a Home4Less confere
se a sugestão é compatível com os objetivos dos proprietários do
imóvel, para checar se o negócio pode ser levado adiante. Em caso
positivo, o cliente é acompanhado por funcionários do site para fazer
uma visita ao imóvel.
Se o imóvel de fato interessar, a Home4Less envia à incorporadora dados
do comprador, como a comprovação de renda e uma carta do cliente
sinalizando a intenção da compra. Em seguida, é marcada uma reunião
presencial entre o cliente, a incorporadota e a Home4Less e então é
firmada a proposta de intenção de compra. A partir deste momento, o
resto da negociação é feito entre o cliente e a incorporadora.
Indo direto ao ponto, os negócios se concretizam com maior rapidez. Por
conta disso, a Home4Less consegue descontos das incorporadoras ainda
maiores do que as corretoras normalmente obtêm. “Nós trabalhamos com um
número menor de clientes, mas com um atendimento mais personalizado. E
assim, nós conseguimos melhores preços junto às construtoras, já que nós
investimos em mídia, na prospecção dos clientes e levamos a proposta
firmada”, diz Ribas.
O imóvel com desconto fica disponível por cerca de 30 dias no site.
Segundo Ribas, as incorporadoras não deixam o desconto no site por mais
tempo para não prejudicar também as negociações das corretoras de
imóveis. Assim como outras imobiliárias, a Home4Less recebe comissões
das incorporadoras por negócio fechado, que variam entre 2,5% e 6% do
valor da operação.
Até mesmo as promoções da empresa se parecem muito mais comas ações de
uma loja de outlet do que com uma imobiliária comum. Neste mês, os
clientes que se cadastrarem até o dia 30 no site ganham 1.000 reais em
crédito para utilizar na compra do primeiro imóvel.
Encomende um imóvel ou venda seu imóvel pelo site
Além de buscar os imóveis com desconto, por meio da Home4Less é
possível também fazer uma encomenda, informando o tipo de imóvel que se
deseja comprar, a região e qual o valor que você se disporia a pagar.
“Em no máximo 48 horas nós respondemos ao cliente já com as opções de
imóveis nos termos que ele pediu”, diz Ribas.
Por meio do site também é possível anunciar imóveis para venda. Neste
caso, o imóvel não fica em destaque no site, como os imóveis das
incorporadoras que possuem descontos. Ele entra no banco de dados da
Home4Less, que ao identificar um comprador para o imóvel - que aceite
pagar valores na faixa de preço desejada pelo proprietário – faz o
contato entre as partes. Se a venda se consolidar, a Home4Less cobra uma
comissão de 4% do valor da transação.
E, caso o cliente queira deixar também sob responsabilidade da
Home4Less todo o processo jurídico da venda com, a comissão paga ao site
sobe para 6% da operação.
Estoque de imóveis
Os dados mais recentes do Sindicato de Habitação de São Paulo
(Secovi-SP), mostram que o estoque de imóveis não vendidos pelas
incorporadoras em São Paulo era de 16.824 unidades em julho. O número é
25% maior do que em julho de 2011, quando 13.369 imóveis estavam
estocados.
Os imóveis podem entrar em um estoque por diversos motivos.
O primeiro deles é o descompasso entre a oferta de lançamentos e a
procura por parte dos compradores. Isto explica o aumento de estoque em
relação ao ano passado. Em 2010, por exemplo, quando houve um
aquecimento do mercado imobiliário, o estoque chegou a ser de apenas
7.915 unidades em julho. Já em 2011, os estoques voltaram a subir, mas
ainda ficaram em uma média de 11 a 14 mil unidades. E neste ano, passada
a euforia e a supervalorização dos preços, o nível do estoque está
voltando a um nível que é considerado normal pelo Secovi.
Além da falta de demanda no mercado, os imóveis podem entrar no estoque
por serem apartamentos localizados em andares baixos e serem evitados
em determinadas ruas. Eles podem ter encalhado por causa da própria
incorporadora, que pode ter colocado a unidade à venda por um valor fora
do patamar de mercado. Pela desistência de um comprador, ou então
porque o imóvel foi lançado em um bairro onde posteriormente houve uma
superoferta.
No Rio de Janeiro, compradores também evitam imóveis com muito sol, por
causa do calor. E as coberturas em empreendimentos de classe média, que
algumas vezes têm menor procura, segundo especialistas explicam.
As incorporadoras buscam vender estes imóveis em estoque o mais rápido
possível para não arcar com gastos como com impostos, contas e todo tipo
de manutenção.
Outros outlets de imóveis
Por enquanto, existem apenas outros dois outlets de imóveis no mercado. O RealtON, lançado há seis meses. E o PromoImóveis, que é o pioneiro e foi inaigurado em março de 2011.
O RealtON foi criado há seis meses e tem 120 corretores que acompanham o cliente durante todo o processo de compra.
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