quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ford Transit se abre para o mundo; MPV da Volks ganha versão cross




  Dois carros de uso prioritariamente comercial surgem com caras novas para deixar de parecerem... carros de uso prioritariamente comercial.

Transit Trend, com cara de EcoSport, é observada minuciosamente por jornalistas em Hanover

A van Ford Transit sofreu um chacoalhão em sua gama e recebeu um redesenho radical, mostrado pela primeira vez aqui na Alemanha, no salão de veículos comerciais de Hanover. No mesmo evento, o modelo ganhou o prêmio de melhor van do ano, concedido pela imprensa automotiva europeia (o anúncio foi nesta quarta-feira, dia 19).

O visual do utilitário ficou mais próximo ao da família compacta da Ford, que vai de New Fiesta a Focus, passando pela minivan B-Max. De certos ângulos, a Transit lembra até mesmo o SUV Escape (Kuga na Europa). É um reflexo da adoção da estratégia globalista One Ford para o modelo, que estreia a nova plataforma para veículos comerciais do grupo.

A Transit reformulada será vendida em todo o planeta, inclusive nos Estados Unidos, onde substituirá os veículos da E-Series. O Brasil certamente receberá o carro.

O lançamento oficial está prometido para 2013. As unidades vistas em Hanover ainda são da fase de pré-produção.

ECOSPORT FAZ ESCOLA
A nova geração da Transit manterá as múltiplas configurações de carroceria, de cabine/chassi até a versão para passageiros (o modelo atual pode levar 13 pessoas). Uma variação mais leve da van sinaliza a disposição de conquistar clientes de modelos menores, para uso urbano e pessoal.

No Salão de Hanover havia três versões da Transit: Custom (de entrada, com faróis largos), Connect (de conteúdo mais requintado e visual suavizado, com faróis afilados) e Trend.

Esta tem porte porte semelhante à Transit vendida no Brasil, rival de modelos como Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter e Renault Master. A grade frontal plástica com pintura cinza, hexagonal e dividida em três seções, lembra demais a do novo EcoSport (embora essa seja octogonal). A motorização é 2,2 litros, turbodiesel, com opções de tração dianteira, traseira e integral.

  • Claudio Luis de Souza/UOL
    Cross Caddy: interior do modelo repete a cor da carroceria, mesmo quando é essa da foto

CROSS É OVER?
Outro modelo que recebe visual mais arrojado é o Volkswagen Caddy, multivan (MPV) com 30 anos de mercado que pode ser configurada como furgão urbano (à la Renault Kangoo).

A divisão comercial da Volks exibe em Hanover o Cross Caddy -- isso mesmo, uma leitura "aventureira" do modelo. Por ora, trata-se de um conceito, mas essa versão vai virar realidade já no começo de 2013.

A única característica do Cross Caddy que poderia ser associada ao uso fora do asfalto é a tração integral automática 4Motion (opcional), que sugere alguma capacidade em trilhas -- em terras europeias, a verdadeira função do sistema é ajudar na condução sob neve.

De resto, o Cross Caddy segue à risca a receita que conhecemos melhor com o CrossFox, mas que no Velho Continente também é aplicada pela Volks a Polo, Golf e Touran (outro modelo usado como táxi): é só visual.

Nos carros exibidos em Hanover, além dos itens de aparência habituais (como insertos plásticos na carroceria e rodas exclusivas), chamou a atenção o uso da mesma cor externa em partes dos bancos -- mesmo sendo um verde metálico berrante, como na unidade da foto.

A futura gama de motores inclui unidades turbocomprimidas (uma delas a diesel) e uma alimentada por GNV, com potências entre 86 e 170 cavalos. Um dos câmbios disponíveis é o DSG, de embreagem dupla. Embora a Volks não tenha no Brasil um carro semelhante ao Caddy, não há qualquer plano de lançá-lo no país.

Viagem a convite da Anfavea


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