Dois carros de uso prioritariamente comercial surgem com caras novas
para deixar de parecerem... carros de uso prioritariamente comercial.
A van Ford Transit sofreu um chacoalhão em sua gama e recebeu um
redesenho radical, mostrado pela primeira vez aqui na Alemanha, no salão
de veículos comerciais de Hanover. No mesmo evento, o modelo ganhou o
prêmio de melhor van do ano, concedido pela imprensa automotiva europeia
(o anúncio foi nesta quarta-feira, dia 19).
O visual do utilitário ficou mais próximo ao da família compacta da
Ford, que vai de New Fiesta a Focus, passando pela minivan B-Max. De
certos ângulos, a Transit lembra até mesmo o SUV Escape (Kuga na
Europa). É um reflexo da adoção da estratégia globalista One Ford para o
modelo, que estreia a nova plataforma para veículos comerciais do
grupo.
A Transit reformulada será vendida em todo o planeta, inclusive nos
Estados Unidos, onde substituirá os veículos da E-Series. O Brasil
certamente receberá o carro.
O lançamento oficial está prometido para 2013. As unidades vistas em Hanover ainda são da fase de pré-produção.
ECOSPORT FAZ ESCOLA
A nova geração da Transit manterá as múltiplas configurações de
carroceria, de cabine/chassi até a versão para passageiros (o modelo
atual pode levar 13 pessoas). Uma variação mais leve da van sinaliza a
disposição de conquistar clientes de modelos menores, para uso urbano e
pessoal.
No Salão de Hanover havia três versões da Transit: Custom (de entrada,
com faróis largos), Connect (de conteúdo mais requintado e visual
suavizado, com faróis afilados) e Trend.
Esta tem porte porte semelhante à Transit vendida no Brasil, rival de
modelos como Fiat Ducato, Mercedes-Benz Sprinter e Renault Master. A
grade frontal plástica com pintura cinza, hexagonal e dividida em três
seções, lembra demais a do novo EcoSport (embora essa seja octogonal). A
motorização é 2,2 litros, turbodiesel, com opções de tração dianteira,
traseira e integral.
- Cross Caddy: interior do modelo repete a cor da carroceria, mesmo quando é essa da foto
CROSS É OVER?
Outro modelo que recebe visual mais arrojado é o Volkswagen Caddy,
multivan (MPV) com 30 anos de mercado que pode ser configurada como
furgão urbano (à la Renault Kangoo).
A divisão comercial da Volks exibe em Hanover o Cross Caddy -- isso
mesmo, uma leitura "aventureira" do modelo. Por ora, trata-se de um
conceito, mas essa versão vai virar realidade já no começo de 2013.
A única característica do Cross Caddy que poderia ser associada ao uso
fora do asfalto é a tração integral automática 4Motion (opcional), que
sugere alguma capacidade em trilhas -- em terras europeias, a verdadeira
função do sistema é ajudar na condução sob neve.
De resto, o Cross Caddy segue à risca a receita que conhecemos melhor
com o CrossFox, mas que no Velho Continente também é aplicada pela Volks
a Polo, Golf e Touran (outro modelo usado como táxi): é só visual.
Nos carros exibidos em Hanover, além dos itens de aparência habituais
(como insertos plásticos na carroceria e rodas exclusivas), chamou a
atenção o uso da mesma cor externa em partes dos bancos -- mesmo sendo
um verde metálico berrante, como na unidade da foto.
A futura gama de motores inclui unidades turbocomprimidas (uma delas a
diesel) e uma alimentada por GNV, com potências entre 86 e 170 cavalos.
Um dos câmbios disponíveis é o DSG, de embreagem dupla. Embora a Volks
não tenha no Brasil um carro semelhante ao Caddy, não há qualquer plano
de lançá-lo no país.
Viagem a convite da Anfavea
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