O Grupo Abril e a Prefeitura de São Paulo colocam
em prática um projeto que pretende complementar a revitalização da
região do Largo da Batata, na capital paulista. Intitulada “Concurso
banca nova”, a iniciativa tem como objetivo convidar o público a
desenvolver projetos para a concepção de novas bancas de jornais, que
tomarão o lugar das antigas na região. “Há pouco mais de um ano
começamos as conversas com a Prefeitura sobre a reurbanização do Largo
da Batata, já que as bancas não conversariam com o novo ambiente.
Discutimos alternativas e concluímos que a melhor coisa era que o
cidadão escolher qual tipo de banca de jornal ele achava mais
pertinente”, explicou Fernando Mathias, diretor-superintendente da DGB —
holding de logística e distribuição do Grupo Abril.
Nos últimos seis meses, foram idealizados o
formato, a comunicação e o patrocínio do projeto, que fica a cargo da
revista Veja. Pela formatação, estudantes de arquitetura, urbanismo e
engenharia podem enviar, até 31 de outubro, um pré-projeto de como seria
a banca ideal para o Largo da Batata. O vencedor será escolhido por uma
comissão formada por representantes da Prefeitura, do Grupo Abril, da
Aner (Associação Nacional dos Editores de Revista) e especialistas
convidados, recebendo um prêmio de R$ 50 mil e uma viagem para a feira
italiana Made 2013 (Milano Architettura Design Edilizia), além de ver a
aplicação do modelo nas ruas de São Paulo. As informações sobre a
participação estão disponibilizadas no hotsite da iniciativa.
De acordo com Mathias, as novas bancas serão
instaladas em quatro pontos da região paulistana, mas podem incentivar a
replicação do projeto para mais localidades. “Por enquanto, o único
projeto concretizado é este. Porém, ele deve abrir portas para outras
melhorias para a cidade de São Paulo. Pelo amadurecimento das partes
envolvidas e da população, quem sabe não podemos expandi-lo?”, cogita o
executivo.
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