O Brasil é o quinto país mais conectado à internet
no mundo, ficando atrás apenas do Japão, Índia, Estados Unidos e China.
Isso representa cerca de 80 milhões de brasileiros conectados à rede,
segundo pesquisas da IBOPE Nielsen Online. O número é bem significativo e
mostra o quanto o uso da internet vem crescendo e fazendo parte do
cotidiano dos brasileiros.
Acessar a internet diariamente, seja em casa ou no trabalho, já é uma
atividade tão rotineira quanto beber café. Com a chegada das redes
sociais houve um boom no número de usuários conectados, são mais de 46,3
milhões de brasileiros, de diferentes idades e condições sociais,
ativos nas redes sociais. Essas mídias ultrapassaram os limites da vida
privada e os profissionais
são 2.0 antes, durante e depois do expediente. E tornou-se impossível
evitar a utilização das redes públicas nas empresas porque o que era
apenas uma atividade de lazer transformou-se em ferramenta de trabalho.
Com a popularização dos dispositivos móveis, a utilização das redes públicas nas empresas
é realidade e a grande questão para os gestores é descobrir como
extrair informações relevantes de seus colaboradores por meio da
utilização das mídias e comunidades sociais. Não estou falando aqui em
monitorar o que eles escrevem no Twitter ou Facebook, mas sim chancelar
um canal corporativo de discussão, ou seja, uma rede social corporativa,
onde todos possam discutir sobre assuntos profissionais.
Quando bem utilizado e analisado, o conteúdo produzido por essas redes
internas pode resultar em novos modelos de gestão ou, no mínimo,
retenção do capital intelectual das empresas. É importante salientar que
os ativos de conhecimento são cada vez mais valorizados como vantagem
competitiva dentro dos negócios. É por este motivo que as mais modernas empresas e instituições do mundo já criaram suas próprias redes.
A Rede Social Corporativa, uma plataforma online que reúne
profissionais em torno de um interesse comum, é a solução. Com ela,
amplia-se a comunicação interna das empresas e cria-se um ambiente em
que o colaborador pode compartilhar seu conhecimento e ampliar o
relacionamento com os colegas de trabalho, clientes e parceiros.
Oferecendo os mesmos recursos de uma rede social comum, como o Facebook e
o Twitter: perfil, grupos, feed de notícias em formato timeline (linha
do tempo), chat, grupos temáticos, páginas, opções para curtir e
compartilhar conteúdo, entre outros, é fácil criar um ambiente de
colaboração e de gestão do conhecimento.
São muitos os benefícios de uma Rede Social Corporativa: ela reúne os
talentos da empresa e os coloca em constante troca de conhecimento,
possibilita a interação entre os colaboradores, clientes e fornecedores
de diferentes áreas de atuação, incentiva o capital intelectual,
favorece a troca de informações com mais rapidez, entre tantos outros. E
o que é muito importante: de fácil desenvolvimento, pode ser
customizada conforme as necessidades de cada empresa.
A necessidade de colaboração, juntamente com a possibilidade de
integração entre empresa e cliente, transformam as redes sociais
corporativas em grandes aliadas das empresas que querem largar na frente
com algo inovador e diferenciado.
Por Luiz Alberto Ferla, CEO da Knowtec
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