Previsão é da consultoria MCF, que acredita em crescimento de 20% para os próximos três anos
O mercado de produtos de luxo registrou crescimento médio de 20% em
2011, totalizando vendas de R$ 18,8 bilhões. A estimativa é da MCF,
consultoria especializada nesse segmento, que está finalizando o estudo O
Mercado do Luxo no Brasil. Segundo Guilherme Kosmann, diretor
institucional da empresa, a perspectiva é de o crescimento permaneça na
casa dos 20% pelos próximos três anos.
A proliferação de
marcas de luxo no País é um indício do aquecimento deste mercado. A onda
mais recente de inaugurações aconteceu com o lançamento do shopping JK
Iguatemi, em São Paulo.
Um símbolo de que o País tem dado mais
atenção ao luxo e o luxo ao Brasil aconteceu recentemente, pelas mãos
da Dior, do Grupo LVMH. A cidade fluminense de Parati, palco da feira
literária mais famosa do País, foi a inspiração para a Dior criar o eau
de toilette Escale à Parati. O perfume, elaborado por François Demachy,
para a linha Escales Dior, uniu ingredientes como a hortelã, jacarandá,
canela e grãos de pimenta rosa, além do mate e a madeira de Guaiacum (do
Paraguai) e a Fava Tonka, da Venezuela.
Amadeirado e com
frescor cítrico, o perfume chega ao mercado brasileiro em 1º de agosto,
em embalagem de 75 ml e preço sugerido de R$ 220. Os frascos, como em
toda a boa indústria de perfume, recebem cuidados especiais: são longos,
cilíndricos e ornamentados com o motivo “tressê cannage” da Maison
Dior, design adotado após uma releitura que Victor Grandpierre fez das
cadeiras inspiradas em Luiz XVI para o atelier de alta-costura. Já o
líquido da nova fragrância é verde cintilante em homenagem a Parati.
Antes de Parati, a Dior já havia feito “escalas” em outras cidades
turísticas, como Escale à Porto Fino, Escale à Pondichéry e Escale aux
Marquises.
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