Empresas desenvolvem ações no Brasil e na Inglaterra para engajar consumidores
A ideia é que as mães dos atletas participem da abertura do mundial e
possam também assistir ao maior número possível de competições dos
filhos. A companhia busca associar sua marca corporativa a valores como
afeto, cuidado e carinho. Além da imagem institucional, a P&G também
preparou ações para suas submarcas, como Gillette, Pampers, Head and
Shoulders, Ariel e Pantene.
Foco já em 2016
A Nissan também estará presente com stands no Crystal Palace. A
montadora fará o transporte das equipes dos alojamentos até os locais
das competições e, para isso, disponibilizou carros que privilegiam a
utilização da energia limpa. Junto com internautas, a marca escolheu
dois blogueiros que acompanharão os Jogos Olímpicos de perto e farão a
transmissão para o público. “A ideia é que cada um deles transmita
aquilo o que está vendo do seu jeito, com um olhar diferente. Eles farão
a cobertura das Olimpíadas, mas não da forma que as pessoas estão
acostumadas. Cada um dará a sua visão”, explica Carlos Murilo Moreno,
Diretor de Marketing da Nissan.
No Brasil, a Nissan busca aproximação com o consumidor por meio do
esporte e já pensa nas Olimpíadas de 2016 para reforçar este
relacionamento e atingir o objetivo de passar de 1% de participação no
mercado nacional para 4% até 2014. A companhia apresentou recentemente o
projeto “Time Nissan”, que preparará, a partir deste ano, 30 atletas
olímpicos e paralímpicos para disputarem os próximos Jogos Olímpicos,
realizados no país em 2016.
“A Nissan entrará com o suporte financeiro para que esses atletas
possam treinar e comprar seus equipamentos, além da doação de veículos
para que eles possam se locomover. Nosso objetivo é dar um apoio a mais
para que eles se preparem para as competições. A Nissan é uma marca nova
no Brasil e esse tipo de ação é fundamental para a construção da
imagem”, acredita Moreno.
Ações sociais
Outra marca que aproveita o patrocínio ao evento e investe no Marketing
voltado para os Jogos Olímpicos de Londres é a Samsung. Uma das
principais ações está sendo realizada por meio do aplicativo Samsung
Hope Relay, que, depois de baixado no smartphone, monitora as corridas
do usuário e converte em doações em dinheiro para o Instituto Vanderlei
Cordeiro de Lima. Cada quilômetro percorrido significa R$ 1,00 para a
entidade fundada pelo ex-corredor e que atende jovens atletas carentes.
No último domingo, dia 22, a empresa promoveu a Samsung Hope Relay 10K,
corrida na região do Vale do Anhangabaú, em São Paulo, e reuniu cerca
de 3.500 pessoas. Durante o evento, os participantes foram estimulados a
baixarem o aplicativo. No local foram montados espaços para
experiências com os produtos, como o Galaxy Note, a Smart Tv e artigos
da linha branca.
A empresa fará ações de ativação de marca em Londres, durante as
competições. O principal foco é a linha de telecom e serão
disponibilizados em shoppings e nas ruas stands chamados de Samsung
Cubes, cubos espelhados que farão a exposição dos produtos. “Nosso
objetivo com as Olimpíadas é promover a marca por meio do conceito
emocional. A Samsung ocupa hoje a 17ª posição no ranking da Interbrands
(Melhores Marcas Globais) e pretende continuar subindo. O objetivo é
inspirar talentos e é isso que as Olimpíadas fazem”, conta Herbert Gris,
Diretor de Brand da Samsung, em entrevista ao Portal.
Público Jovem
Patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos desde 1928, a Coca-Cola
também vem desenvolvendo uma série de ações de ativação de marca para o
evento. Com foco no público adolescente, a empresa criou o “som na
tampa”, que permite que as imagens das tampinhas das garrafas sejam
reconhecidas no site
da marca por meio da webcam. Cada uma delas representa um som e todos
podem ser unidos e transformados em música no formato MP3 para ser
baixada ou compartilhada nas redes sociais. Foram criadas ainda ações de
ponto de venda, com brindes alusivos aos Jogos, como a volta dos ioiôs
em quatro versões e modelos de copos com o tema das Olimpíadas.
A marca também fechou parceria com o McDonald’s, outro patrocinador da
competição. Na compra de uma McOferta (sanduíche, acompanhamento e
refrigerante do portfolio Coca-Cola) e um McFlurry no mesmo cupom
fiscal, o consumidor recebe um copo Olímpico com o formato contour de
Coca-Cola e que vem com pulseiras coloridas em referência às cores dos
aros olímpicos.
As embalagens de Coca-Cola Regular e Coca-Cola Zero nas versões lata
350 ml e pet 600 ml foram reformuladas para o evento de Londres,
ganhando as cores amarelo, azul, verde e preto.
Ações para atletas
A Coca-Cola também ativará a marca de isotônicos Powerade durante os
torneios. A bebida será servida aos mais de 10 mil atletas de 26
modalidades esportivas nos centros de treinamento e durante as
competições. A marca montou um centro de hidratação e relaxamento
inspirado nos pubs Olímpicos. O espaço conta com um bar, televisão,
computadores e tablets para o entretenimento dos atletas.
Durante as competições serão apresentadas duas novas versões do
produto: Pro Hydratation e Pro Recovery, a primeira para hidratar e a
outra para recuperação após os exercícios. Os atletas receberão squeezes
da marca, que poderão ser personalizadas com pulseiras coloridas
formando a cor do país, mensagens ou os nomes, para que identifiquem sua
garrafa durante todo o período em que estiverem na Vila Olímpica.
Cinco dos 10 jovens atletas que fazem parte do Powerade Team, time
acompanhado pela marca, serão levados até Londres e receberão dicas dos
grandes treinadores mundiais. “Será uma oportunidade para que esses
atletas estejam mais perto do clima das Olimpíadas, recebendo
informações de profissionais de ponta, além de conhecerem Londres. O que
buscamos é aproveitar toda a credibilidade que essa parceria com os
Jogos Olímpicos pode oferecer para a marca”, afirma Anne Zehoul, Gerente
de Marketing de Hidratação da Coca-Cola, em entrevista ao Mundo do
Marketing.
Maior Restaurante do Mundo
Junto com a Coca-Cola, o McDonalds está entre as marcas consideradas mais controversas
pelos britânicos quando o assunto é a associação ao esporte, vida
saudável e Jogos Olímpicos, segundo um estudo feito pela Interbrands
Marketing e divulgado pelo jornal The Sun. Com o objetivo de mostrar seu
comprometimento com a saúde, a rede de fast food promoveu o desafio
culinário Champions of Food, que estimulou crianças de quatro países,
incluindo o Brasil, a desenvolverem receitas inovadoras incluindo
frutas, legumes e verduras. O criador do melhor prato recebeu como
prêmio uma viagem a Londres, com pais ou responsáveis, para acompanhar
as competições
O McDonald's é patrocinador dos Jogos Olímpicos desde 1976 e, em
Londres, terá o restaurante oficial com o maior espaço da rede no mundo,
mais de três mil metros quadrados, usando mobiliário feito a partir de
materiais recicláveis.
A rede levará ainda 200 crianças e adolescentes de todo o mundo para
acompanhar a 30ª edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, por meio do
concurso cultural “Viver o Espírito Olímpico”. Foram selecionados cinco
participantes, com idade entre oito e 14 anos.
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