Estimativa do Locog é que sejam arrecadados 2 bilhões de libras com anunciantes
Nesta sexta-feira (27) começam os Jogos Olímpicos, o maior espetáculo
no mundo do esporte, e o mundo volta os olhos para Londres, a capital
inglesa que é sede das Olimpíadas pela terceira vez desde a criação do
evento, há 116 anos. Serão 10 mil atletas, de 200 países diferentes, em
um evento que deverá ser visto por mais de quatro bilhões de pessoas
durante 17 dias de competição.
A abertura aconteceu às 21h de Londres (17h no horário de Brasília)
desta sexta e 100 chefes viram de perto à “maior Olimpíada da História”,
como afirma a organização inglesa. No Brasil, a Rede Record, que detém a
exclusividade na transmissão do evento na TV aberta, exibiu a
cerimônia, bem como o portal Terra, na internet.
Neste ano são 11 os patrocinadores globais. Além de parcerias
históricas, como a estabelecida com a Coca-Cola, que há 84 anos apoia os
Jogos, o evento em 2012 marca a entrada de novos patrocinadores, como a
P&G, que firmou compromisso com a competição até 2020. Estimativas
do Locog, órgão responsável pela realização dos Jogos de Londres, é de
que sejam arrecadadas 2 bilhões de libras em patrocínio, venda de
direitos de transmissão e merchandising. Além das já citadas, apoiam a
competição em 2012 Visa, Acer, Omega, Samsung, Panasonic, Atos, Dow, GE e
McDonald's.
Os Jogos foram criados em 1896, mas só passaram a receber patrocínio
em 1912, nas Olimpíadas de Estocolmo, Suécia. Nos últimos 100 anos o
evento passou a ser apoiado por marcas que veem no espírito olímpico e
na força da superação humana insumos importantes que aumentam o valor de
sua identidade. Mais que um espetáculo esportivo, a competição é uma
das maiores vitrines para as marcas globalmente.
Confira abaixo como algumas marcas irão ativar o patrocínio ao evento:
Coca-Cola
A Coca-Cola iniciou sua participação publicitária em Olimpíadas nos
Jogos de Amsterdã, em 1928. Sua principal ação para os Jogos em 2012 é a
campanha global “Move to the Beat” (Entre no Ritmo) para trazer os
adolescentes para mais perto da competição e do esporte em geral. O
gancho da ação é a fundir o ritmo de Londres ao do esporte olímpico para
conectar os jovens com a capital inglesa. A marca também é a parceira
oficial do Revezamento da Tocha em todo o mundo desde 1992, quando a
iniciativa passou a ser realizada. Neste ano, quatro brasileiros foram
escolhidos para o revezamento: Tião dos Santos, Rene Silva, Eduarda
Cristina e Marcos André.
P&G
Londres 2012 marca a estreia da P&G nas Olimpíadas. A parceria
com o Comitê Olímpico Internacional (COI) compreende o patrocínio das
próximas cinco edições da competição até 2020, que acontecerão em Sochi,
Rússia (2014); Rio de Janeiro, Brasil (2016); Pyongchang, Coreia do Sul
(2018); e em local ainda não definido, em 2020. De acordo com a
companhia, esse é o maior patrocínio da história da P&G, envolvendo
mais de 30 marcas em todo o mundo. Entre suas ações de ativação está a
“Casa da Família P&G”, que está disponível para as mães e familiares
de dez mil atletas. Segundo a marca, o local foi criado para
“proporcionar às mães e aos familiares de atletas olímpicos de todos os
cantos do planeta um local para relaxar, descansar e reunir-se, enquanto
seus filhos participam das competições”. Além do patrocínio ao evento,
ela também apoiará mais de 150 atletas no mundo todo, além de levar pela
primeira vez suas mães a Londres. Entre os brasileiros apoiados por ela
estão Paulo Henrique Ganso, no futebol, e Fabiana Murer, no salto com
vara.
Visa
A Visa é patrocinadora global dos Jogos Olímpicos desde 1986, dos
Jogos Paraolímpicos desde 2002 e patrocinará os Jogos Olímpicos até
2020. “Como o maior evento esportivo do mundo, a Visa tem nas Olimpíadas
uma oportunidade incomparável de promover a marca perante nossa ampla e
variada base de clientes e de reforçar sua preferência pelos produtos e
serviços da Visa, em nível local e internacional”, afirma a companhia.
Em Londres, ela irá exibir algumas alternativas aos pagamentos em
dinheiro, como cartões pré-pagos e pagamento via tecnologias móveis.
Entre elas estão os pagamentos com celulares que atuam como um cartão
Visa. Desenvolvido em parceria com a Samsung, os aparelhos permitirão o
pagamento de compras em pontos da cidade e do Parque Olímpico pela
leitura de um código no telefone celular. A campanha de marketing “Go
World”, lançada em 2008, ganhou uma nova versão e trará ícones
olímpicos, como a ginasta romena Nádia Comaneci, nas peças de
comunicação. O Team Visa Londres é composto por 69 atletas patrocinados
por ela.
Samsung
A Samsung é patrocinadora oficial do COI (Comitê Olímpico
Internacional) para as Olimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016. Seu
primeiro apoio foi aos Jogos de Inverno de Nagano, em 1998. Em
comemoração a Londres 2012, foi lançado o sistema de identificação
visual da Samsung (Sovis — Samsung Olympic Visual Identity System). Sua
finalidade é transmitir às pessoas a ideia de que as Olimpíadas de
Londres 2012 são os "Everyone's Olympic Games". O design amigável e
inclusivo representa a multidão de torcedores dos Jogos Olímpicos e, ao
mesmo tempo, dá aos visitantes as boas-vindas. A marca também é uma das
participantes do Revezamento da Tocha Olímpica e tem o jogador inglês
David Beckham como um de seus embaixadores. Entre os atletas brasileiros
que patrocina estão Sarah Menezes, do Judô, Natália Falavigna, do
Taekwondo, Murilo, do vôlei, e Paulo Henrique Ganso, do Futebol.
GE
Como patrocinadora, a
GE é a fornecedora exclusiva de um amplo conjunto de produtos e
serviços comercializados por ela globalmente. Londres 2012 é a quarta
edição dos Jogos apoiados pela companhia, que comprometeu-se com o COI a
patrocinar as próximas quatro competições. Desde então, a empresa é a
responsável por providenciar as soluções em infraestrutura para os
países e as cidades-sede, incluindo geração, distribuição e proteção de
energia, além de fornecer facilidades médicas, como ultrassom e
equipamento de imagem digital para ajudar médicos no diagnóstico de
tratamento aos atletas. Na capital inglesa a companhia foi responsável
por desenvolver mais de 100 projetos relacionados à competição e
independentes aos Jogos. Entre eles estão o fornecimento de 14 mil
lâmpadas ao estádio olímpico e a geração de energia limpa para a Vila
Olímpica, que acomodará todos os atletas participantes.
McDonald’s
Patrocinador dos Jogos Olímpicos desde 1968, o Mc
Donald’s é a marca que domina no segmento de alimentação. Antes mesmo do
evento começar oficialmente, a rede de fast food se envolveu em
polêmica ao reiterar seu monopólio sob a venda de batatas fritas. A
companhia montou uma verdadeira cidade dentro de Londres: sua unidade
central na cidade terá três mil m² de área construída majoritariamente
com material reciclado e capacidade de produção de 1,75 milhão de
refeições ao dia. No quesito ativação, o McDonald’s tentará modificar um
motivo de rejeição que paira sobre sua marca, o de que o fast food faz
mal à saúde. Para tal, a rede oferecerá opções mais saudáveis em seu
menu, como frutas e vegetais, além de sucos, leite desnatado e outros
itens, visando especialmente o público infantil.
*colaborou Felipe Collins Figueiredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário