terça-feira, 31 de julho de 2012

Patrocinadores ativam marca em Londres

Estimativa do Locog é que sejam arrecadados 2 bilhões de libras com anunciantes



Nesta sexta-feira (27) começam os Jogos Olímpicos, o maior espetáculo no mundo do esporte, e o mundo volta os olhos para Londres, a capital inglesa que é sede das Olimpíadas pela terceira vez desde a criação do evento, há 116 anos. Serão 10 mil atletas, de 200 países diferentes, em um evento que deverá ser visto por mais de quatro bilhões de pessoas durante 17 dias de competição.
A abertura aconteceu às 21h de Londres (17h no horário de Brasília) desta sexta e 100 chefes viram de perto à “maior Olimpíada da História”, como afirma a organização inglesa. No Brasil, a Rede Record, que detém a exclusividade na transmissão do evento na TV aberta, exibiu a cerimônia, bem como o portal Terra, na internet.
Neste ano são 11 os patrocinadores globais. Além de parcerias históricas, como a estabelecida com a Coca-Cola, que há 84 anos apoia os Jogos, o evento em 2012 marca a entrada de novos patrocinadores, como a P&G, que firmou compromisso com a competição até 2020. Estimativas do Locog, órgão responsável pela realização dos Jogos de Londres, é de que sejam arrecadadas 2 bilhões de libras em patrocínio, venda de direitos de transmissão e merchandising. Além das já citadas, apoiam a competição em 2012 Visa, Acer, Omega, Samsung, Panasonic, Atos, Dow, GE e McDonald's.
Os Jogos foram criados em 1896, mas só passaram a receber patrocínio em 1912, nas Olimpíadas de Estocolmo, Suécia. Nos últimos 100 anos o evento passou a ser apoiado por marcas que veem no espírito olímpico e na força da superação humana insumos importantes que aumentam o valor de sua identidade. Mais que um espetáculo esportivo, a competição é uma das maiores vitrines para as marcas globalmente.
Confira abaixo como algumas marcas irão ativar o patrocínio ao evento:

Coca-Cola

A Coca-Cola iniciou sua participação publicitária em Olimpíadas nos Jogos de Amsterdã, em 1928. Sua principal ação para os Jogos em 2012 é a campanha global “Move to the Beat” (Entre no Ritmo) para trazer os adolescentes para mais perto da competição e do esporte em geral. O gancho da ação é a fundir o ritmo de Londres ao do esporte olímpico para conectar os jovens com a capital inglesa. A marca também é a parceira oficial do Revezamento da Tocha em todo o mundo desde 1992, quando a iniciativa passou a ser realizada. Neste ano, quatro brasileiros foram escolhidos para o revezamento: Tião dos Santos, Rene Silva, Eduarda Cristina e Marcos André.

P&G

Londres 2012 marca a estreia da P&G nas Olimpíadas. A parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI) compreende o patrocínio das próximas cinco edições da competição até 2020, que acontecerão em Sochi, Rússia (2014); Rio de Janeiro, Brasil (2016); Pyongchang, Coreia do Sul (2018); e em local ainda não definido, em 2020. De acordo com a companhia, esse é o maior patrocínio da história da P&G, envolvendo mais de 30 marcas em todo o mundo. Entre suas ações de ativação está a “Casa da Família P&G”, que está disponível para as mães e familiares de dez mil atletas. Segundo a marca, o local foi criado para “proporcionar às mães e aos familiares de atletas olímpicos de todos os cantos do planeta um local para relaxar, descansar e reunir-se, enquanto seus filhos participam das competições”. Além do patrocínio ao evento, ela também apoiará mais de 150 atletas no mundo todo, além de levar pela primeira vez suas mães a Londres. Entre os brasileiros apoiados por ela estão Paulo Henrique Ganso, no futebol, e Fabiana Murer, no salto com vara.

Visa

A Visa é patrocinadora global dos Jogos Olímpicos desde 1986, dos Jogos Paraolímpicos desde 2002 e patrocinará os Jogos Olímpicos até 2020. “Como o maior evento esportivo do mundo, a Visa tem nas Olimpíadas uma oportunidade incomparável de promover a marca perante nossa ampla e variada base de clientes e de reforçar sua preferência pelos produtos e serviços da Visa, em nível local e internacional”, afirma a companhia. Em Londres, ela irá exibir algumas alternativas aos pagamentos em dinheiro, como cartões pré-pagos e pagamento via tecnologias móveis. Entre elas estão os pagamentos com celulares que atuam como um cartão Visa. Desenvolvido em parceria com a Samsung, os aparelhos permitirão o pagamento de compras em pontos da cidade e do Parque Olímpico pela leitura de um código no telefone celular. A campanha de marketing “Go World”, lançada em 2008, ganhou uma nova versão e trará ícones olímpicos, como a ginasta romena Nádia Comaneci, nas peças de comunicação. O Team Visa Londres é composto por 69 atletas patrocinados por ela.

Samsung

A Samsung é patrocinadora oficial do COI (Comitê Olímpico Internacional) para as Olimpíadas de Londres 2012 e Rio 2016. Seu primeiro apoio foi aos Jogos de Inverno de Nagano, em 1998. Em comemoração a Londres 2012, foi lançado o sistema de identificação visual da Samsung (Sovis — Samsung Olympic Visual Identity System). Sua finalidade é transmitir às pessoas a ideia de que as Olimpíadas de Londres 2012 são os "Everyone's Olympic Games". O design amigável e inclusivo representa a multidão de torcedores dos Jogos Olímpicos e, ao mesmo tempo, dá aos visitantes as boas-vindas. A marca também é uma das participantes do Revezamento da Tocha Olímpica e tem o jogador inglês David Beckham como um de seus embaixadores. Entre os atletas brasileiros que patrocina estão Sarah Menezes, do Judô, Natália Falavigna, do Taekwondo, Murilo, do vôlei, e Paulo Henrique Ganso, do Futebol.
GE

Como patrocinadora, a GE é a fornecedora exclusiva de um amplo conjunto de produtos e serviços comercializados por ela globalmente. Londres 2012 é a quarta edição dos Jogos apoiados pela companhia, que comprometeu-se com o COI a patrocinar as próximas quatro competições. Desde então, a empresa é a responsável por providenciar as soluções em infraestrutura para os países e as cidades-sede, incluindo geração, distribuição e proteção de energia, além de fornecer facilidades médicas, como ultrassom e equipamento de imagem digital para ajudar médicos no diagnóstico de tratamento aos atletas. Na capital inglesa a companhia foi responsável por desenvolver mais de 100 projetos relacionados à competição e independentes aos Jogos. Entre eles estão o fornecimento de 14 mil lâmpadas ao estádio olímpico e a geração de energia limpa para a Vila Olímpica, que acomodará todos os atletas participantes.
McDonald’s

Patrocinador dos Jogos Olímpicos desde 1968, o Mc Donald’s é a marca que domina no segmento de alimentação. Antes mesmo do evento começar oficialmente, a rede de fast food se envolveu em polêmica ao reiterar seu monopólio sob a venda de batatas fritas. A companhia montou uma verdadeira cidade dentro de Londres: sua unidade central na cidade terá três mil m² de área construída majoritariamente com material reciclado e capacidade de produção de 1,75 milhão de refeições ao dia. No quesito ativação, o McDonald’s tentará modificar um motivo de rejeição que paira sobre sua marca, o de que o fast food faz mal à saúde. Para tal, a rede oferecerá opções mais saudáveis em seu menu, como frutas e vegetais, além de sucos, leite desnatado e outros itens, visando especialmente o público infantil.
*colaborou Felipe Collins Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário