Hellen Santos, analista de New Media da Iveco, comenta sobre o crescimento da marca nas redes sociais ao patrocinar o Corinthians
Por Hellen Santos
Analista de New Media da Iveco
Inovar.
Essa palavra faz parte não só do DNA da Iveco, mas, também, da sua
visão de negócio. Não foi por acaso que, nos últimos anos, a montadora
conquistou o status de pioneira no relacionamento online com seus
clientes graças à estratégia contínua de inovação em produtos, processos
e comunicação, seguindo a forte tendência da comunicação digital. A
entrada da empresa no mundo virtual aumentou a sua visibilidade,
aproximou a marca de seus públicos e admiradores, agilizou o
relacionamento com o cliente, melhorou o atendimento com mais rapidez e
eficiência, abriu possibilidades de interação e absorção de ideias como
nunca antes visto, colocando a Iveco mais acessível ao cliente em
qualquer lugar que ele esteja.
Dados de uma pesquisa realizada
pelo Altimer Group e Wetpaint para a revista Business Week com as 100
empresas mais valiosas ao redor do globo mostraram que as corporações
que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receitas
finais mais recheadas. Em média, empresas que investiram em mídias
sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco
nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo
período.
De olho neste cenário, um dos pontos fortes da nossa
estratégia de comunicação digital é a presença em redes sociais com
perfis em sites de relacionamento como Orkut, Facebook, Twitter e
Linkedin, além do Youtube e de um blog. Esses canais possibilitam uma
aproximação constante do cliente com a empresa e, por meio deles,
atingimos cada vez mais usuários entre caminhoneiros, clientes,
admiradores da marca e parceiros. Nos últimos cinco anos, a empresa,
precursora nesta área entre as montadoras do setor, coleciona um leque
de estratégias voltadas para as mídias sociais. Entre elas, o lançamento
do primeiro blog de caminhão do Brasil e o lançamento do Iveco Tector
Stradale 100% online através deste canal, além de campanhas inovadoras
de divulgação das ações de marketing da empresa.
Recentemente, a
Iveco ganhou notoriedade nesses canais ao patrocinar o Corinthians nos
jogos da semifinal e final da Copa Libertadores da América. Para
potencializar essa iniciativa e ampliar a visibilidade, foram realizadas
diversas ações de massa e segmentadas envolvendo todos os públicos de
relacionamento da montadora, principalmente, no que diz respeito às
redes sociais. A repercussão desta ação, de uma forma geral, foi
surpreendente para a montadora. O número de fãs da Iveco no Facebook
passou de 2.200 para mais de 95 mil, foram realizados três concursos
culturais pelo blog, o que aumentou significativamente o número de
acessos à página. Essa estratégia, conjugadas com anúncios e ações
diretas com os clientes, renderam frutos não só à Iveco, já que a
audiência nos jogos superaram todas as expectativas. O título da
Libertadores garantiu à montadora exposição intensa em todos os canais
midiáticos nacionais e internacionais. Foi mais uma jogada de mestre que
investiu em uma exposição de marca histórica para a montadora.
Esses
resultados só vêm reforçar que a entrada da Iveco no mundo virtual foi
um desafio, mas, ao mesmo tempo, contribuiu para que a montadora
construisse uma participação cada vez mais crescente nas redes sociais,
que vieram para humanizar o relacionamento da empresa com seus diversos
públicos.
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