As chances de fechar uma venda aumentam quando a primeira impressão é positiva, dizem especialistas
São Paulo – Antes de entrar em uma loja, o cliente cria uma expectativa
de como será atendido, de como é o ambiente, a qualidade dos produtos e
o momento final do pagamento. Atender ou superar esta expectativa faz
parte de uma experiência de venda
bem sucedida. “A primeira impressão é muito forte”, opina Flavia Lippi,
transformadora e coach do Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi
(IDHL). Tão forte que pode ser determinante para a imagem que o consumidor vai criar do seu negócio.
Estar bem preparado para causar sempre uma boa impressão é importante
para desenvolver clientes fiéis e que trazem novos consumidores em
potencial. “Em poucos minutos, o cliente identifica se a pessoa merece
ou não sua atenção. Esses primeiros minutos são fundamentais”, ensina
Diego Maia, presidente do Centro de Desenvolvimento do Profissional de
Vendas (CDPV). Veja as sugestões dos especialistas para garantir uma boa
primeira impressão dos clientes.
1. Seja original
A expectativa que o cliente cria sobre o seu negócio é, em partes,
baseada na sua identidade visual e naquilo que ele já ouviu falar sobre
sua marca. “É comum as pessoas quererem passar a imagem que o ambiente
precisa e não a que elas têm. Na hora de causar essa imagem, ela não
pode ser frágil e pouco sustentável”, explica Flávia.
A dica é sempre agir conforme o DNA da empresa. Se você não está
disposto a ceder a uma exigência do cliente, é melhor falar a verdade do
que não cumprir o prometido. “Não invada seus valores para se adequar a
alguém e vender uma coisa. Isso prejudica o andamento do negócio e não é
sustentável”, diz a especialista. Entenda também os limites do
consumidor e não fique empurrando produtos que não combinam com aquilo
que ele procura.
2. Seja – e pareça - profissional
A primeira impressão é construída sobre a imagem da sua empresa. Por isso, mais do que ser profissional, o empreendedor
e sua equipe precisam mostrar essa característica. “Não basta ter
competências e ser profissional. Tem que aparentar, em todas as
variações possíveis, e não só estando bem vestido”, diz Maia.
Flávia lembra que tudo aquilo que você carrega, da roupa ao corte de
cabelo, reflete sua personalidade. “Investir nessa aparência
profissional é um fator determinante. Ter um material de apresentação da
empresa à altura, portar informações do mercado, dominar o assunto,
conhecer antes o cliente e mostrar que pesquisou sobre as possíveis
necessidades é importante”, completa Maia.
3. Contagie sua equipe
Poucas vezes o empreendedor consegue atender todos os consumidores da
sua marca e, por isso, precisa delegar essa tarefa para a equipe de
vendas. Ela será o primeiro contato do cliente com a empresa e precisa
estar preparada para causar uma boa impressão. “O empresário precisa
repassar os conceitos para o pessoal de linha de frente, que tem que
conhecer bem o produto, ser simpático e surpreender o cliente”, afirma
Maia. Isso pode ser feito através de pequenos treinamentos e reuniões.
“O treinamento informal resolveria muitos problemas”, opina.
4. Acerte na segunda impressão
Nem sempre a primeira impressão é a que fica, mas dificilmente o
cliente se arrisca em uma segunda chance. Quando isso acontece, o
empresário precisa fazer de tudo para recuperar sua imagem. “Às vezes,
ambos estão em um mau dia e vai ser ruim para os dois. Se houver
afinidade de valores, é possível mudar essa impressão”, diz Flávia.
Maia acredita que, na maioria dos casos, não existe uma segunda chance
de se causar uma primeira boa impressão. “O cliente pode fechar venda em
uma loja desorganizada, mas é difícil ele voltar”, diz. Mesmo assim,
uma boa oportunidade para resolver este impasse é ter um pós-venda muito
bem preparado. “Não adianta encantar no primeiro momento e não resolver
um problema relacionado ao pós-venda ou garantia. O pós-venda com
profissionalismo pode reverter a má impressão”, ensina.
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