Depois de adotar nova estratégia e passar por reformulação, marca brasileira aparece hoje como uma das 10 mais importantes para o grupo holandês no mundo
Resultados das mudanças
Os resultados das mudanças são considerados positivos para a Kaiser,
apesar de a marca ainda encontrar barreiras em algumas áreas do país. A
queda nos índices de rejeição é vista com surpresa para a empresa, que
estimava uma mudança perceptível na aceitação dos consumidores apenas
após os primeiros 18 meses de implantação do projeto.
Para conquistar o consumidor, a empresa vem investindo em ações nas
redes sociais, com o objetivo de manter um diálogo próximo. Até o final
do ano passado, a marca de cervejas quase não aparecia entre os tópicos
comentados na web e tinha 7% de comentários positivos. O número atual
chega a 70%. A companhia trabalha no sentido de responder ao que é dito
em sua página, seja positivo ou não. A ideia é poder fornecer
esclarecimentos sobre o produto e ganhar a confiança do consumidor,
refletindo nas vendas.
Crescimento de share
A marca já apresenta crescimento nas áreas em que atua. Apesar de não
abrir números, a empresa afirma ter obtido uma diferença de share entre
setembro do ano passado e julho deste ano de cerca de 10%. O foco da
comunicação é o barril, mostrando os diferenciais do produto. A ideia é
alavancar as vendas do item considerado premium para a Kaiser.
Outra estratégia é a busca de valor de marca para que a cerveja obtenha
uma presença maior tanto em números, quanto em visibilidade, nos pontos
de venda. Também com o barril, a Kaiser vem buscando ganhar presença em
grandes varejistas como o Extra, além de ampliar a presença em praças
como o Rio de Janeiro, um dos principais locais onde a bebida ainda
enfrenta rejeição.
O período de reposicionamento na capital carioca passou por uma das
datas mais importantes para o mercado cervejeiro: o Carnaval. A empresa,
no entanto, afirma ter optado por não atuar com força nesta época por
entender se tratar de uma concorrência acirrada, incompatível com o
momento enfrentado pela Kaiser. “O Carnaval é um período de exposição de
marca propriamente dita muito forte, e esse não é nosso interesse no
momento, por entendermos que Kaiser está em um período de
reposicionamento”, diz a executiva.
Com importante foco no portfólio de Heineken, para crescer ainda mais e
se democratizar no Brasil, especialmente entre o público das classes B e
C, a Kaiser aposta no crescimento do potencial de consumo dos
brasileiros e na mudança de comportamento desses consumidores. “Kaiser
está dentro do foco da companhia como um todo, por ser voltada para um
público que não apenas cresceu economicamente, mas está em uma ascensão
cultural, interessado em provar novas coisas”, comenta Vanessa Brandão.
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