Com ação no Twitter, marca enfrenta a Advertising Standards Authority’s
A Nike está desafiando uma proibição da Advertising Standards
Authority’s (ASA) (equivalente inglesa do Conar) ao manter uma de suas
campanhas no Twitter no Reino Unido, que, segundo a entidade, havia sido
julgada como “inadequadamente rotulada como publicidade”.
Os
tweets em questão, assinados pelas estrelas do futebol inglês Wayne
Rooney e Jack Wilshere, são parte da campanha “Make it Count” da Nike.
Rooney, que tem 4,5 milhões de seguidores, tuitou “Minha decisão –
começar o ano como campeão e terminá-lo como um campeão... #makeitcount
gonike.me/makeitcount."
O “cão-de-guarda” da publicidade
determinou que a referência à Nike não estava explícita, mas a marca
esportiva está tentando uma revisão independente dessa decisão. Decisão
que é histórica: foi a primeira vez que a ASA manteve uma queixa contra
uma campanha via Twitter desde que as redes sociais também passaram a
estar sob sua responsabilidade, em março de 2012.
“Não
acreditamos que os seguidores do Twitter tenham sido enganados, porque
estava claro que os posts eram relacionados à campanha "Make it Count".
Nós, e muitos outros, damos as boas-vindas à ASA em sua evolução, no que
diz respeito a orientar o uso do Twitter no marketing”, disse uma
porta-voz da Nike.
No entanto, uma porta-voz da ASA insistiu
que o caso envolve uma das aplicações-padrão dos códigos da
publicidade. “Não se trata de uma área nova, vista com menos
privilégios. Os testes foram praticamente os mesmos daqueles que usamos
em outras áreas da internet”, afirmou.
A pedido da Nike, a
ASA encaminhou o caso a um consultor independente, Hayden Phillips, que
decidirá se recomendará ou não que a decisão seja anulada. A decisão
final ainda caberá ao conselho da ASA, o mesmo grupo que fez a restrição
inicial.
Outro porta-voz da Nike disse acreditar que o
secretariado da ASA, que investiga as reclamações, não tenha julgado os
tweets enganosos, mas tenha sido vencido pelo conselho da entidade. A
porta-voz da ASA recusou comentar como a decisão foi tomada.
Esta semana, a ASA baniu um segundo anúncio via Twitter, quando
registrou queixa contra a rede de salões de beleza Toni & Guy, que
deu a uma celebridade um corte de cabelo e encorajou-a a tweetar a
respeito, incluindo a oferta de 10% de desconto a seus seguidores.
A marca de chocolate Snickers, que pertence à Mars, no entanto, escapou
à censura da ASA em março, a despeito de reclamações sobre tweets de
outra estrela do futebol, Rio Ferdinand, e da modelo Katie Price. A
campanha envolveu uma série de cinco tweets, quatro dos quais não foram
descritos como publicidade. Mas o quinto veio com a hashtag #spon
(patrocinador), que a ASA considerou suficiente.
Do Advertising Age
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