Documento de reunião realizada ontem pede que Comitê Olímpico "repense" o relacionamento com a empresa
A 15 dias para o início dos Jogos Olímpicos - a abertura é dia 27
-, mais um dos principais patrocinadores de Londres 2012 é motivo de
polêmica. Ontem, na plenária da Assembleia de Londres, organização
formada por vários comitês que trabalham pelos interesses institucionais
da capital britânica, foi feita uma moção contra a Dow Chemical, um dos
11 patrocinadores mundiais das Olimpíadas. A Assembleia de Londres pede
para o Comitê Olímpico Internacional "repensar" seu relacionamento com a
Dow. A empresa é dona da Union Carbide, que em 1984, enfrentou acidente
em uma fábrica de pesticida na cidade de Bohpal, na Índia, com
vazamento de um gás letal que deixou cerca de 3,5 mil mortos na época do
acidente e outros cerca de 15 mil nos anos seguintes, vítimas de
doenças relacionadas à inalação do gás. O contrato de patrocínio da Dow
com o COI tem validade até 2020. O valor do contrato é estimado em 7
milhões de libras, cerca de R$ 22 milhões.
Um dos autores da moção contra a Dow argumenta: "Quase 30 anos após o
terrível desastre em Bhopal, o local da fábrica ainda não foi
devidamente limpo e os sobreviventes e as famílias das vítimas ainda
lutam por indenizações. Está na hora de o COI e o Locog (comitê
organzador das Olimpíadas de Londres) levarem a sério o seu código de
ética e sustentabilidade." Procurada pelo propmark, a Dow Chemical e a
Locog não se posicionaram até a publicacão desta matéria.
No texto da moção, a Assembleia afirma que a decisão do COI de
escolher a Dow como parceira mundial causa danos à reputação dos Jogos
Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012. "Esta Assembleia acha que o
COI e os comitês organizadores locais deveriam considerar os valores
éticos, socials, ambientais e de direitos humanos quando definirem seus
negócios de patrocínio".
Há pouco menos de um mês, no último dia 20 de junho, a Assembleia de
Londres também criticou o COI e o Locog pelo envolvimento com McDonald`s
e Coca-Cola, duas marcas que também estão entre os principais
patrocinadores das Olimpíadas de Londres. A Assembleia pediu a
introdução de critérios para a escolha de patrocinadores que excluam
empresas de comida e bebida "fortemente associadas a produtos com alta
caloria, ligados à obesidade infantil". Procurados pelo propmark,
McDonald`s e Coca-Cola também não se posicionaram sobre o pedido da
Assembleia de Londres.
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