Versão com freios ABS da esportiva custa R$ 62.900.
Com algumas novidades visuais e mecânicas, a nova Honda CBR 1000 RR
Fireblade foi apresentada nesta quarta-feira (11), em Indaiatuba (SP). O
modelo completa 20 anos de história, desde a primeira versão, de 1992, e
a fabricante pretende mantê-lo como o mais vendido da categoria. Entre
as alterações do conjunto estão novas suspensões e injeção eletrônica
remapeada, que procura trazer mais linearidade ao torque.
CBR 1000RR é importada do Japão (Foto: Rafael Miotto/G1)
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A CBR 1000 RR 2012 custará R$ 56.900, na versão standard, e R$ 62.900,
na equipada com freios ABS. "Com a CBR temos 36% das vendas do segmento,
nosso objetivo com o novo modelo é manter a liderança", disse Alfredo
Guedes, engenheiro da Honda. Para isso, a empresa modernizou a estética
da CBR, que deixou de lado as linhas arredondadas, para ganhar contornos
mais afiados.
Além de um novo impacto visual, estas alterações trouxeram benefícios
para a aerodinâmica, informou a Honda. “As novas carenagens fazem com
que o ar seja desviado das pernas”, explicou Guedes. O painel da
motocicleta também foi renovado e agora é de LCD.
Moto conta com freios ABS, mas sem o controle de tração que as rivais têm (Foto: Divulgação)
Torque mais linear
Para retirara alguns "buracos" presentes nas acelerações, a Honda
remapeou a injeção eletrônica da esportiva, deixando a entrega de torque
mais linear, ainda que os números tenham se mantido em relação à versão
anterior: o tetracilíndrico de 999,8 cm³ gera 178,1 cv de potência
máxima a 12.000 rpm e 11,4 mkgf a 8.500 rpm, segundo a montadora.
Outra novidade, que ajuda a melhorar o comportamento da moto, são
alterações no sistema de suspensão. Na dianteira, foi adotado o sistema
Big Piston Fork, que, de acordo com a Honda, oferece amortecimento mais
suave. “O BPF melhora a eficiência hidráulica, principalmente nas
frenagens”, afirmou Guedes. Na parte traseira, também houve melhora
hidráulica, por meio de adoção de sistema de válvula com cilindro duplo.
Os freios ABS são do tipo combinado, que reparte a frenagem entre o
trem traseiro e dianteiro. Com controle eletrônico, o dispositivo faz
parte da nova geração do sistema da marca. A Honda espera vender 1.200
unidades por ano e o modelo é importado do Japão. A partir de julho, nas
concessionárias, a esportiva tem opções de cores branca, vermelha e
preta. Contudo, a versão standard só conta com opções branca e preta.
A CBR 2012 não possui controle de tração, ao contrário do que ocorre
com suas concorrentes BMW S 1000 RR, Yamaha R1 e Kawasaki ZX-10R.
Segundo a marca, a opção por não utilizar o dispositivo é o custo que
traria a moto, além de empresa afirmar que seu conjunto já é bem linear.
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