Rede japonesa faz investida agressiva na Europa
A Dentsu anunciou nesta quinta-feira (12) a compra
do Aegis Group por US$ 4,9 bilhões. O grupo originário do Reino Unido é a
maior aquisição da rede japonesa, que agora investe para aumentar sua
influência global.
A Dentsu pagará £ 2,48 para cada ação da Aegis
Group na aquisição, cifra 48% superior ao valor normal dos papeis no
fechamento desta quarta-feira (11). O acordo deve ser finalizado no
último trimestre deste ano, e precisa ser aprovado por 75% dos
acionistas.
A rede japonesa recebeu uma injeção de dinheiro no
começo deste ano, quando se desvinculou do Publicis Groupe. O grupo
francês comprou de volta 18 milhões de suas próprias ações por US$ 848,5
milhões.
O Aegis Group é composto por Carat, iProspect,
Isobar, Posterscope e Vizeum e tem cerca de 12 mil funcionários
espalhados em 80 países.Segundo os executivos de ambas as companhias, 75
dos 100 maiores anunciantes do planeta têm sua conta publicitária
entregue ao conglomerado recém-formado. Em 2011, o Aegis Group teve um
crescimento de receita de 20%, encerrando o ano com US$ 1,5 bilhão de
faturamento.
Novos alvos?
Segundo um analista do Citibank, o acordo entre
Dentsu e Aegis Group pode implicar em novas aquisições futuras. Isso
porque o maior acionista do Aegis era Vincent Bolloré, que vendeu os 30%
que tinha à rede japonesa. Bolloré é acionista, chairman e membro da
cúpula do grupo Havas, agora relativamente pequeno em relação ao novo
conglomerado, o que segundo o banco dá a entender que uma nova aquisição
estaria em vista.
com informações do Advertising Age
Nenhum comentário:
Postar um comentário