Motocicleta custa R$ 33.100 e possui "motorzão" eficaz. Com conjunto acertado, 1200 Custom só não é boa opção para o garupa.
Os fãs de motos custom ganham cada vez mais opções do segmento no
mercado brasileiro. Com a chegada oficial da Harley-Davidson ao país, em
2011, o avanço foi grande nesta área, já que a marca é a principal
referência mundial deste nicho.
A Sportster 1200 Custom foi apresentada pela marca no Salão Duas Rodas 2011 e possui “motorzão” e visual clássico, atrativos essenciais para conquistar os consumidores deste tipo de moto.
Enquanto as outras fabricantes se mantêm tímidas com suas linhas custom
no Brasil, a marca possui 12 modelos deste estilo por aqui. Entre os
mais interessantes, na relação custo-benefício, está a 1200 Custom. Com
preço sugerido de R$ 33.100, esta Harley tem vantagem sobre as rivais de
outras marcas pelo motor com maior cilindrada. Os modelos de Yamaha,
Suzuki, Kawasaki e Honda que disputam com a 1200 não conseguem alcançar o
desempenho do motor da H-D e, além disso, o modelo norte-americano
montado em Manaus tem valor similar aos modelos japoneses. Nas demais
colorações, a moto custa R$ 33.250 (1 tom) e R$ 33.500 (2 tons).
Estradeira e urbana
Uma moto de 251 kg (a seco) não pode ser boa para a cidade, certo? Errado. Apesar de seu conjunto pesado, na prática, a 1200 Custom se sai muito bem para deslocamentos urbanos. Com desenho minimalista, a moto não trava entre os carros e é fácil de manobrar. O posicionamento também não é cansativo, apesar de os mais baixinhos terem de esticar mais os braços para controlar o curto guidão.
Estradeira e urbana
Uma moto de 251 kg (a seco) não pode ser boa para a cidade, certo? Errado. Apesar de seu conjunto pesado, na prática, a 1200 Custom se sai muito bem para deslocamentos urbanos. Com desenho minimalista, a moto não trava entre os carros e é fácil de manobrar. O posicionamento também não é cansativo, apesar de os mais baixinhos terem de esticar mais os braços para controlar o curto guidão.
Modelo tem motor de 1.202 cm³ (Foto: Raul Zito/ G1)
Por sinal, em baixas velocidades, a direção da H-D é um pouco pesada,
fruto de seu “gordo” pneu dianteiro, que tem medidas similares ao
traseiro. Apesar de não parecer uma solução ideal, a moto tem ótima
ciclística para uma custom.
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Além disso, a agilidade é otimizada graças ao motor Evolution.Sua
esportividade foi herdada da XR 1200X – moto mais radical da
Harley-Davidon – que possui este mesmo bicilíndrico. Contudo, segundo a
marca, ele foi recalibrado para equipar a Custom. Mesmo assim, sua força
não foi perdida é o torque divulgado pela H-D é de 8,9 mkgf. Como de
praxe, a empresa não informa a potência, mas o resultado é interessante.
Na cidade, o motor proporciona boas acelerações e, na estrada, garante
ótima velocidade de cruzeiro, alcançando 120 km/h rapidamente. Esqueça
aquele funcionamento grotesco de alguns motores bicilíndricos. Apesar de
manter o tradicional barulho e chacoalhar em baixas rotações, o bloco
da 1200 Custom é bem linear e tem funcionamento suave em baixas
rotações, melhorando ainda mais em altos giros.
O problema para a cidade fica por conta do calor gerado por este bicilíndrico. Debaixo de sol forte com trânsito pesado, o "motorzão" da 1200 esquenta e causa desconforto. Em contrapartida, durante dias frios a temperatura gerada pelo motor se torna positiva, pois funciona como um aquecedor natural.
O problema para a cidade fica por conta do calor gerado por este bicilíndrico. Debaixo de sol forte com trânsito pesado, o "motorzão" da 1200 esquenta e causa desconforto. Em contrapartida, durante dias frios a temperatura gerada pelo motor se torna positiva, pois funciona como um aquecedor natural.
Contato com o soloÉ possível até “queimar pneu”
nas arrancadas mais fortes e, com piso molhado, a moto pode perder a
tração da roda traseira com facilidade. Ou seja, é necessário maior
cuidado nesta situação para evitar derrapagens. Outro ponto no qual é
recomendado cuidado extra é nas inclinações em curvas. Devido a escolhas
estéticas da marca, a distância do solo da moto é pequena e o chassi
pode bater no chão quando se passa por buracos.
Painel da moto é bem simples (Foto: Raul Zito/ G1)
Além disso, as pedaleiras tendem a raspar no chão com facilidade, isso
em curvas de qualquer velocidade. E, do lado direito, até o escapamento
toca o solo. Neste caso, o motociclista tem de se adaptar à moto e
calcular bem a curva para não ser surpreendido na trajetória. Se o
estilo de pilotagem for mais esportivo, se prepare para trocar as
pedaleiras com frequência, pois os raspadores - parte metálica que fica
na ponta das pedaleiras - vão ser gastos pelo asfalto com frequência.
Cada unidade custa R$ 131,05.
Apesar dessa característica, a moto tem boa estabilidade em curvas,
graças às suas suspensões firmes. Não fosse o conjunto que limita as
inclinações, a 1200 Custom poderia contornar as curvas com ainda mais
velocidade.Conforto para o piloto, mas o garupa...
Os amortecedores rígidos da H-D podem gerar certo desconforto ao usuário em pisos mais irregulares. No entanto, a moto é confortável, o motociclista fica bem encaixado no assento e as pernas têm bom apoio sobre o tanque. As pedaleiras ficam em posição adiantada, mas não causam grande curvatura para as pernas.
Seu banco, apesar de rígido, acomoda bem o piloto, isso não ocorre com o carona. Com escassa quantidade de espuma e pouco espaço para as pernas, não é uma boa ideia fazer longas viagens com a companhia de um garupa na 1200 Custom. Ao passar por buracos, o passageiro recebe os impactos em seu corpo sem neutralização.
Os amortecedores rígidos da H-D podem gerar certo desconforto ao usuário em pisos mais irregulares. No entanto, a moto é confortável, o motociclista fica bem encaixado no assento e as pernas têm bom apoio sobre o tanque. As pedaleiras ficam em posição adiantada, mas não causam grande curvatura para as pernas.
Seu banco, apesar de rígido, acomoda bem o piloto, isso não ocorre com o carona. Com escassa quantidade de espuma e pouco espaço para as pernas, não é uma boa ideia fazer longas viagens com a companhia de um garupa na 1200 Custom. Ao passar por buracos, o passageiro recebe os impactos em seu corpo sem neutralização.
Sistema de freio é ponto negativoOs freios também
ficam comprometidos devido ao peso extra do ocupante. Na verdade, mesmo
somente com um ocupante, o sistema de frenagem deixa a desejar. Com
apenas um disco na dianteira, o dispositivo exige força extra do piloto
para parar, ao passo que a traseira tende a travar com facilidade, ainda
mais com o piso molhado. A H-D não disponibiliza freios ABS para este
modelo, fator que seria muito bem-vindo, para aumentar a segurança.
Visual segue o estilo clássico das custom (Foto: Raul Zito/ G1)
Multiuso
Apesar de sua aparência de estradeira, a 1200 Custom pode ser opção para quem deseja uma moto para uso diário e depois viajar no fim de semana, sem passageiro na garupa, de preferência. Tirando a baixa potência dos freios e a falta de ABS, o modelo tem comportamento bom e, em muitos quesitos, superior ao dos principais concorrentes.
Apesar de sua aparência de estradeira, a 1200 Custom pode ser opção para quem deseja uma moto para uso diário e depois viajar no fim de semana, sem passageiro na garupa, de preferência. Tirando a baixa potência dos freios e a falta de ABS, o modelo tem comportamento bom e, em muitos quesitos, superior ao dos principais concorrentes.
Por um preço um pouco mais alto que o das rivais, a marca americana
oferece um produto para aqueles que curtem o estilo clássico dos modelos
custom e querem ter uma Harley-Davidson. As viagens em estradas são bem
prazerosas e, mesmo com pouco proteção aerodinâmica, é possível manter
altas velocidades sem que a força do vento incomode muito, sempre ao
famoso som proveniente dos motores americanos
Apesar de pesado, modelo tem conjunto compacto (Foto: Raul Zito/ G1)
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