Pesquisa exclusiva de Meio & Mensagem indica que profissional de mídia está satisfeito e otimista com a carreira
Os mídias que trabalham em agências de publicidade estão
satisfeitos com a carreira e otimistas com o futuro. A maioria não pensa
em trocar de área e, se mudasse, iria para o planejamento, disciplina
com a qual se sentem mais afinados. Se consideram estratégicos para os
negócios dos anunciantes e da própria agência, mas se percebem menos
valorizados que o pessoal da criação.
Estas são algumas das principais conclusões da pesquisa Profissionais de Mídia, feito com exclusividade para o Meio & Mensagem
pela empresa de pesquisa MC15, em conjunto com a e-bit (responsável
pela coleta dos dados). Contando com a participação de 115 profissionais
associados a grupos de mídia de sete estados brasileiros, o estudo
mapeou temas como a relação dos mídias com a tecnologia e as demais
áreas da agência, o papel do profissional, como ele se vê e como encara o
futuro da profissão.
“As perspectivas de futuro na carreira, na visão deles, são muito positivas”, afirma Maria Eugênia Xandó Baptista, consultora da MC15. “Valorizam muito o que fazem e colocam a área com bastante importância no negócio da agência”, completa Paula Sória, também consultora da MC15.
“As perspectivas de futuro na carreira, na visão deles, são muito positivas”, afirma Maria Eugênia Xandó Baptista, consultora da MC15. “Valorizam muito o que fazem e colocam a área com bastante importância no negócio da agência”, completa Paula Sória, também consultora da MC15.
Os mídias se consideram
comunicativos, flexíveis, realistas e eficientes. Entretanto, há uma
diferenciação entre os que atuam na mídia online e na off-line. O
profissional de off-line, mais sedimentado no mercado, se vê mais
negociador, técnico e carismático. Já os online são mais jovens e se
percebem mais estrategistas e multifacetados. Independente de on ou off,
eles percebem transformações no mercado que estão exigindo um novo
perfil de profissional, resultando em expectativa de crescimento na
área.
Pela pesquisa, fica claro que os profissionais de mídia têm relação
mais estreita com as áreas de planejamento e atendimento, enquanto a
criação se situa como um universo paralelo. “Vários deles vieram dessas
áreas, das quais têm maiores conhecimentos, e existe de fato uma troca
entre eles”, afirma Paula Sória. Mais da metade dos entrevistados só
trabalhou na área de mídia e não tem interesse em mudar de setor dentro
da agência. Já os profissionais de online se mostram mais flexíveis e
abertos a mudanças.
A pesquisa Profissionais de Mídia foi feita de entre os dias 5 e 16
de maio de 2012, com uma amostra de 115 profissionais dos estados de São
Paulo (a maioria, 72%), Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco,
Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado pela MC15, em
conjunto com a e-bit, e contou com o apoio do Grupo de Mídia São Paulo.
Leia a matéria completa na edição especial Profissional de Mídia
Reportagem de Sandra Regina da Silva.
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Reportagem de Sandra Regina da Silva.
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