Comcast e Nielsen iniciam medição no iPad
Empresas formalizaram parceria para fazer classificações dos comerciais em tablets e outros dispositivos móveis
A Nielsen já dispõe de sistemas para medição de visualização online e on
demand, mas ainda faltava um indicador C3 (taxa média de minutos gasta
com comerciais durante a programação ao vivo mais três dias do que for
assistido em Digital Video Recorder - DVR) para tablets. “É a peça que
faltava para montar o quebra-cabeça”, afirma o vice-presidente digital
sênior de plataformas emergentes da Comcast, Matthew Strauss. O objetivo
final é agregar todas as medições numa só e convertê-la em moeda comum.
A Comcast também começa a conversar com outras operadoras de cabo.
“Queremos uma solução para a indústria”, afirma o executivo.
A
criação de um sistema de medição para tablets e outros dispositivos
móveis (como smartphones e consoles de games), sobre os quais há um
crescente consumo de vídeos, tem sido um ponto de discórdia para o
mercado publicitário. Strauss afirma que, se o teste for bem-sucedido,
isso será fundamental para fazer dos tablets e smartphones uma
plataforma viável para os anunciantes. A Comcast quer trabalhar com
todas as plataformas, independentemente de quais forem, mas precisa de
um sistema de medição eficaz para fazer isso.
A CW (joint
venture entre CBS, Warner Bros. e Time Warner) tem oferecido nas últimas
temporadas pacotes combinados de TV e digital e já trabalha para
ampliar o sistema para incluir também os dispositivos móveis. No ano
passado, a Fox lançou o que chamou de “Fluidez”, um esforço que
permitirá aos anunciantes comprarem inventários em diferentes locais de
mídia. A ABC seguiu o exemplo e ofereceu-se para vender inventários de
anúncios em diversos tipos de visualização on demand, como o seu próprio
player de vídeo digital.
Durante o Cable Show (que acontece
entre esta segunda-feira, 21, e a próxima quarta-feira, 23), a Comcast
mostra dois novos produtos: o lançamento da X1 e a plataforma Dayview. A
x! é uma plataforma baseada em nuvem que combina todo o aprendizado da
Comcast sobre internet e vídeo. O serviço inclui aplicativos
personalizados feitos para a TV e também converte celulares e tablets em
controles remotos. A Dayview é outra plataforma que ajuda os usuários a
gerir suas vidas domésticas, suas informações e entretenimentos num só
local. A tela inicial pode incluir informações personalizadas como
tráfego, tempo, compromissos pessoais, vídeos on demand e DVR, da mesma
forma que o serviço Xfinity, também da Comcast, gerenciai remotamente a
segurança, a energia elétrica e a temperatura da casa. O reconhecimento
de voz para o X1 está em fase beta e deve chegar até o final deste ano.
Ambas - X1 e Dayview - estão preparadas para incorporar publicidade,
segundo a Comcast.
(*) Por Jeanine Poggi, do Advertising Age.
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