Estudo foi realizado por Consumidor Moderno e Shopper Experience
Uma companhia pode conquistar a preferência de
um consumidor, a simpatia de um cliente, a identificação de um fã e,
sim, o sentimento irracional e o amor de um adepto fervoroso. Para saber
quais são as empresas com mais legião de apaixonados, a revista
Consumidor Moderno e a Shopper Experience realizaram o estudo “As marcas
mais amadas do Brasil”, que apontou que Coca-Cola, Nestlé e Nike são as
que estão no coração do maior número de pessoas no país.
Para elencar quais são as marcas com maior
envolvimento emocional, a pesquisa foi realizada com 1.500 pessoas
divididas em cinco regiões e majoritariamente dois grupos: as que
mantinham envolvimento emocional com marcas, onde a escala foi de zero a
cinco em “amo/odeio” ou “gosto muito/não gosto”.
O envolvimento emocional de um cliente com uma
marca certamente tem a ver com a imagem da companhia, que precisa sempre
despertar o desejo e a admiração de seu consumidor. “Amar, desejar e
admirar são conceitos distintos, assim como acontece na nossa vida, com
pessoas reais ou virtuais. O desejo pode ser passageiro e pode ou não
ser transformado em amor. O futuro dessa relação vai depender das ações
da marca. Quanto à admiração, ela não pressupõe a existência de amor. É
possível admirar uma marca, mas não ser próximo dela”, afirmou Roberto
Meir, especialista em relações de consumo e publisher da revista.
O estudo foi dividido por segmentos de produtos
(20 categorias) e entre classes sociais. No ranking geral, a grande
vencedora foi a Coca-Cola. A Nestlé, única marca no Top 3 de todas as
classes, vem em segundo lugar. A Nike em terceiro, e Brastemp em quarto.
Confira abaixo a lista das marcas mais amadas
segundo a revista Consumidor Moderno e a Shopper Experience, divididas
por classes e categorias:
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