Com 75,9 milhões (37,4% da população) de usuários da internet,
o Brasil desponta hoje em quinto lugar entre os 20 países com maior
número de pessoas conectadas na rede mundial de computadores, atrás
apenas do Japão, da Índia, dos Estados Unidos e da China. Levantamento
feito pela assessoria do PT no Senado, com base em dados de institutos
governamentais e não governamentais, faz uma radiografia desse setor.
O aumento dos valores captados pelas lojas virtuais, no chamado
comércio eletrônico (e-commerce), de R$ 540 milhões, em 2001, para R$
18,7 bilhões, em 2011, dá uma dimensão de como o brasileiro tem se
mostradao cada vez mais à vontade diante da vitrine virtual
da internet. O valor dessas transações comerciais no ano passado não
leva em consideração vendas de automóveis, passagens aéreas e
leilõesonline.
Os dados servem de subsídio para que os senadores do partido formem
opinião sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) que redistribui
os recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
(ICMS) entre os estados nas relações comerciais pela internet. A
matéria deve ser apreciada na reunião de quarta-feira (25) da Comissão
de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Só nas compras de Natal de 2011, último ano do levantamento, o
faturamento das lojas virtuais, no período de 15 de novembro a 23 de
dezembro, somou R$ 2,6 bilhões. Esse valor representou um incremento nas
compras pela internet de 18% se comparado ao mesmo período de 2010.
Os ítens mais procurados no varejo nas lojas brasileiras especializadas
em vendas pela rede mundial de computadores foram os eletrodomésticos
(15%), seguidos por equipamentos de informática (12%) , além de produtos para saúde e beleza (7%) e moda e acessórios (7%).
A avaliação da assessoria do PT é baseada em informações da empresa
eBit, especializada em comércio eletrônico, e mostra o perfil do
consumidor das lojas virtuais. As famílias com renda mensal entre R$ 1
mil e R$ 3 mil respondem por 38% das vendas via internet. O estudo
mostra ainda que, quanto maior a renda familiar, menor é o número de
pessoas que utilizam o e-commerce. Os brasileiros com renda familiar
entre R$ 3,1 mil e R$ 5 mil representam 22% dos compradores. Entre as
famílias mais ricas, com renda acima de R$ 8 mil, só 9% utilizam a
internet para fazer compras.
O estudo também levantou informações sobre a relação entre as vendas
pela internet e a idade dos compradores. As pessoas entre 35 e 49 anos
são as que mais usam o e-commerce, respondendo por 38% das vendas
mensais. Os jovens entre 18 e 24 anos, por sua vez, são responsáveis por
11% das transações comerciais pela internet.
Texto produzido pela Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário