Os carros brasileiros terão de cumprir normas obrigatórias de controle
de emissão de gás carbônico (CO2). Na realidade, deverão ficar mais
econômicos, pois a diminuição de consumo de combustível é a única forma
de reduzir o volume daquele gás em motores de combustão interna. Não se
discutirão nesse artigo nuances políticas da questão -- e são muitas. O
foco está nas alternativas para atingir metas de economia.
GOLF GTI, 1975
Velocidade máxima: 177 km/h
Consumo médio: 9,7 km/l
O primeiro surgiu, em 1975, com motor aspirado de 1,6 l/110 cv, injeção
eletrônica indireta, peso de 810 kg, velocidade máxima de 177 km/h.
Consumo médio de gasolina: 9,5 km/l.
A sexta geração do GTI (lançada em 2009) tem motor com turbocompressor
de 2 l/211 cv (mais 92%), injeção direta, peso de 1.393 kg (mais 72%),
velocidade máxima de 240 km/l. O consumo médio deste Golf, no entanto,
melhorou nada menos de 30%: 13,7 km/l.
O primeiro surgiu, em 1975, com motor aspirado de 1,6 l/110 cv, injeção
eletrônica indireta, peso de 810 kg, velocidade máxima de 177 km/h.
Consumo médio de gasolina: 9,5 km/l.
A sexta geração do GTI (lançada em 2009) tem motor com turbocompressor
de 2 l/211 cv (mais 92%), injeção direta, peso de 1.393 kg (mais 72%),
velocidade máxima de 240 km/l. O consumo médio deste Golf, no entanto,
melhorou nada menos de 30%: 13,7 km/l.
A sexta geração do GTI (lançada em 2009) tem motor com turbocompressor
de 2 l/211 cv (mais 92%), injeção direta, peso de 1.393 kg (mais 72%),
velocidade máxima de 240 km/l. O consumo médio deste Golf, no entanto,
melhorou nada menos de 30%: 13,7 km/l.
GOLF GTI, ATUAL
Velocidade máxima: 240 km/h
Consumo médio: 13,7 km/l
No entanto, há muito por fazer para tornar um veículo mais econômico,
além de trabalhar apenas no motor. As pesquisas apontam várias partes e
componentes de um automóvel a serem modificados, visando economia direta
ou indireta de combustível. Um simples sensor de pressão de pneus, por
exemplo, tem potencial de cortar o consumo em 2%, se o motorista
corrigir logo a desatenção ao item.
O estudo de Bishop apontou outras intervenções com percentuais de
redução do consumo de combustível e do CO2 associado diretamente:
Assistência elétrica: 7%
Câmbio automatizado de dupla embreagem: 5%
Regeneração de energia dos freios: 3%
Diminuição de peso: 10%
Pneus de baixa resistência ao rolamento: 3%
Direção de assistência elétrica: 4%
Melhora aerodinâmica: 3%
Redução de arrasto nos freios: 2%
O problema está nos custos agregados às novas tecnologias. Teriam de
ser repassados ao comprador do veículo, pelo menos em parte. Não é
decisão fácil porque afeta o crescimento do mercado, tanto em países
ainda com enorme potencial, como outros onde a frota precisa de
renovação e, por ser tão grande, levará a ganhos ambientais expressivos.
Para complicar, governos endividados nos países centrais contam com
poucos recursos para estímulos fiscais.
E para ninguém pensar que um Golf GTI só melhorou, sem apresentar a
conta, aqui vão referências. No caso, a Suíça, país de moeda estável e
baixíssima inflação. Em 1975, custava cerca de 16 mil francos suíços;
hoje, 42 mil francos suíços. Descontada a inflação do período, o carro
teve um aumento real de quase 60%. E continuará subindo de preço.
No entanto, há muito por fazer para tornar um veículo mais econômico,
além de trabalhar apenas no motor. As pesquisas apontam várias partes e
componentes de um automóvel a serem modificados, visando economia direta
ou indireta de combustível. Um simples sensor de pressão de pneus, por
exemplo, tem potencial de cortar o consumo em 2%, se o motorista
corrigir logo a desatenção ao item.
O estudo de Bishop apontou outras intervenções com percentuais de
redução do consumo de combustível e do CO2 associado diretamente:Assistência elétrica: 7%
Câmbio automatizado de dupla embreagem: 5%
Regeneração de energia dos freios: 3%
Diminuição de peso: 10%
Pneus de baixa resistência ao rolamento: 3%
Direção de assistência elétrica: 4%
Melhora aerodinâmica: 3%
Redução de arrasto nos freios: 2%
O problema está nos custos agregados às novas tecnologias. Teriam de ser repassados ao comprador do veículo, pelo menos em parte. Não é decisão fácil porque afeta o crescimento do mercado, tanto em países ainda com enorme potencial, como outros onde a frota precisa de renovação e, por ser tão grande, levará a ganhos ambientais expressivos. Para complicar, governos endividados nos países centrais contam com poucos recursos para estímulos fiscais.
E para ninguém pensar que um Golf GTI só melhorou, sem apresentar a conta, aqui vão referências. No caso, a Suíça, país de moeda estável e baixíssima inflação. Em 1975, custava cerca de 16 mil francos suíços; hoje, 42 mil francos suíços. Descontada a inflação do período, o carro teve um aumento real de quase 60%. E continuará subindo de preço.
O estudo de Bishop apontou outras intervenções com percentuais de redução do consumo de combustível e do CO2 associado diretamente:
Assistência elétrica: 7%
Câmbio automatizado de dupla embreagem: 5%
Regeneração de energia dos freios: 3%
Diminuição de peso: 10%
Pneus de baixa resistência ao rolamento: 3%
Direção de assistência elétrica: 4%
Melhora aerodinâmica: 3%
Redução de arrasto nos freios: 2%
O problema está nos custos agregados às novas tecnologias. Teriam de ser repassados ao comprador do veículo, pelo menos em parte. Não é decisão fácil porque afeta o crescimento do mercado, tanto em países ainda com enorme potencial, como outros onde a frota precisa de renovação e, por ser tão grande, levará a ganhos ambientais expressivos. Para complicar, governos endividados nos países centrais contam com poucos recursos para estímulos fiscais.
E para ninguém pensar que um Golf GTI só melhorou, sem apresentar a conta, aqui vão referências. No caso, a Suíça, país de moeda estável e baixíssima inflação. Em 1975, custava cerca de 16 mil francos suíços; hoje, 42 mil francos suíços. Descontada a inflação do período, o carro teve um aumento real de quase 60%. E continuará subindo de preço.
Assistência elétrica: 7%
Câmbio automatizado de dupla embreagem: 5%
Regeneração de energia dos freios: 3%
Diminuição de peso: 10%
Pneus de baixa resistência ao rolamento: 3%
Direção de assistência elétrica: 4%
Melhora aerodinâmica: 3%
Redução de arrasto nos freios: 2%
O problema está nos custos agregados às novas tecnologias. Teriam de ser repassados ao comprador do veículo, pelo menos em parte. Não é decisão fácil porque afeta o crescimento do mercado, tanto em países ainda com enorme potencial, como outros onde a frota precisa de renovação e, por ser tão grande, levará a ganhos ambientais expressivos. Para complicar, governos endividados nos países centrais contam com poucos recursos para estímulos fiscais.
E para ninguém pensar que um Golf GTI só melhorou, sem apresentar a conta, aqui vão referências. No caso, a Suíça, país de moeda estável e baixíssima inflação. Em 1975, custava cerca de 16 mil francos suíços; hoje, 42 mil francos suíços. Descontada a inflação do período, o carro teve um aumento real de quase 60%. E continuará subindo de preço.
O problema está nos custos agregados às novas tecnologias. Teriam de ser repassados ao comprador do veículo, pelo menos em parte. Não é decisão fácil porque afeta o crescimento do mercado, tanto em países ainda com enorme potencial, como outros onde a frota precisa de renovação e, por ser tão grande, levará a ganhos ambientais expressivos. Para complicar, governos endividados nos países centrais contam com poucos recursos para estímulos fiscais.
E para ninguém pensar que um Golf GTI só melhorou, sem apresentar a conta, aqui vão referências. No caso, a Suíça, país de moeda estável e baixíssima inflação. Em 1975, custava cerca de 16 mil francos suíços; hoje, 42 mil francos suíços. Descontada a inflação do período, o carro teve um aumento real de quase 60%. E continuará subindo de preço.
E para ninguém pensar que um Golf GTI só melhorou, sem apresentar a conta, aqui vão referências. No caso, a Suíça, país de moeda estável e baixíssima inflação. Em 1975, custava cerca de 16 mil francos suíços; hoje, 42 mil francos suíços. Descontada a inflação do período, o carro teve um aumento real de quase 60%. E continuará subindo de preço.
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Motor: 1,6 l aspirado de 110 cavalos
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Motor: 2 l turbo de 211 cv
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