Estudo do Warc aponta aumento em índice global que analisa condições gerais de comercialização e nível de empregos
Um novo estudo do Warc — instituto de pesquisa
inglês voltado ao levantamento e publicação de tendências no marketing
mundial — referente aos budgets de marketing dos anunciantes nas
principais regiões do mundo apontou um crescimento geral no chamado
“Global Marketing Index” (GMI). A métrica combina entrevistas com um
painel de anunciantes cobrindo tendências que eles vêm observando
relativos a volume de verba, condições gerais de comercialização e nível
de empregos. O resultado da consulta foi o aumento do índice GMI de
52,4 em agosto para 52,9 em setembro. Um indicativo na casa dos 50 não
representa mudança, quando o indicativo acima de 60 indicaria
crescimento acelerado.
Todas as regiões apresentaram crescimento, sendo
que houve recorde nas Américas — aumento de 1,9 ponto, sua performance
mais positiva desde abril deste ano, chegando a 59,6 pontos no índice. A
região Ásia-Pacífico registrou um crescimento mais modesto, de 1,2
ponto (53,8 no total), enquanto a Europa cresceu 1,3 ponto ( para 50,2
pontos). Foi o primeiro registro de aumento realmente global desde maio
deste ano.
O índice GMI foi lançado pela Warc em outubro de
2011 e é uma espécie de monitoramento mensal do estado geral da
indústria marketeira no mundo, tomando o pulso das principais lideranças
do marketing. Em relação ao volume de verba de marketing global, sua
pontuação em setembro ficou na casa dos 48, 1,9 acima de agosto, mas
abaixo dos 50 — que indicam estabilidade dos investimentos. Nos últimos
quatro meses, os investimentos de marketing se mantiveram negativos
globalmente (abaixo de 50). Apenas as Américas apontaram boa performance
nas verbas de marketing este mês, chegando à pontuação de 53,5, mesmo
índice de agosto. Na Ásia-Pacífico, houve crescimento de 3,1 pontos,
chegando ao índice de 49,1 e na Europa o índice cresceu 3,9, chegando a
44,8.
Em relação à verba destinada aos diferentes
meios, em setembro o que ficou claro é que digital e o mobile levam
grande vantagem sobre os demais no que se trata do potencial de
crescimento. A TV teve um sensível crescimento em setembro, passando da
pontuação de 46,2 para 47,2. Em abril, a TV tinha pontuação de 51,6 no
índice da Warc. Mídia impressa segue com pontuação de 35,3. Já os canais
online apresentaram crescimento. Propaganda digital — não mobile —
apresentaram pontuação de 74 globalmente (um declínio pequeno de 0,4) e
mobile também declinou um pouco, mas permanece com bom índice de 67,2
pontos (-0,2 pontos).
Os outros componentes do GMI da Warc — condições
de comercialização e nível de empregos — apontaram tendências
diferentes entre si. As condições do comércio melhoraram em setembro,
chegando a 54,7 pontos (em agosto o índice registrado foi de 54,4
pontos), mas os níveis de emprego caíram globalmente de 56,6 para 56,1.
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