Novidades nas linhas Oral-B, Pampers e Gillette, entre outros, são voltados para o shopper mais focado em benefícios. Marca também investe no relacionamento com varejistas
A Pampers traz para o mercado nacional a Premium Care, fralda com
melhor sistema de absorção de líquidos e que conta com uma proteção
extra para o bebê: uma loção que ajuda a prevenir irritações. No
segmento absorvente interno, a P&G lança a linha Tampax Pearl, que
traz um aplicador de plástico com acabamento perolado, ponta arredondada
e mais macia, que torna a aplicação mais suave, prática e higiênica. Na
linha Naturella, as embalagens foram reformuladas.
No segmento produtos de beleza, a multinacional lança o Wella Pro
Series After Sun nas versões cabelo liso e cabelo cacheado, indicado
principalmente para as épocas mais quentes do ano. Na linha Koleston, as
novidades são os produtos a prova d´àgua, Koleston Espuma e Koleston
Creme. A Head & Shoulders também disponibiliza a partir de novembro
sua primeira linha pós química anticaspa, nas versões shampoo e
condicionador. A marca de rações Eukanuba também tem novidades: 12 novas
fórmulas voltadas para diferentes tipos de cães.
Posicionamento ainda mais premium e comunicação adequada
Todos os lançamentos têm um ponto em comum: são versões mais
sofisticadas das marcas presentes no Brasil. De acordo com pesquisas
realizadas pela empresa, existem quatro tipos básicos de shopper:
focados em preço, outros em simplicidade ou comodidade, um terceiro
grupo que busca qualidade e o quarto grupo, mais antenado com a
experiência oferecida por cada produto.
Os
shoppers com perfil preço ou simplicidade representam o consumidor mais
tradiciona, enquanto os indivíduos dos grupos qualidades e experiência
são os que mais crescem. Estes perfis de shopper estão dispostos e
inclinados a pagar mais por produtos que tenham qualidade superior ou
que ofereçam experiências diferenciadas. A mudança se deve
principalmente ao novo cenário da economia nacional. Quando comparado há
década passada, hoje o brasileiro possui maior poder de compra e
prefere comprar produtos mais sofisticados e de marcas reconhecidas.
Hoje em praticamente todas as categorias da P&G os produtos com
maior percentual de crescimento e maior rentabilidade são os
considerados top de linha. “Se pegarmos o exemplo da Oral-B, lançamos
este produto no Brasil já com um posicionamento premium e depois
completamos a linha para baixo. Há alguns anos, o consumidor brasileiro
estava no básico: ele queria prevenção de cáries e bom hálito. Hoje,
este consumidor busca branqueamento e outros beneficios oferecidos pelas
linhas mais modernas. Na Gillette, aconteceu o mesmo: há cinco anos, a
Gillette era preponderantemente descartável. Porém agora nosso maior
faturamento é no Mach 3. Tanto que optamos por trazer a produção desta
lâmina para as fábricas instaladas no Brasil e exportamos este produto
ao invés de importá-lo”, conta Gabriela Onofre.
Esta
transformação no shopper brasileiro e o investimento em produtos antes
consumidos somente pelas classes mais altas exige também um esforço
diferenciado nas ações de Marketing e comunicação da P&G. Em alguns
casos, como na linha Pampers Recém-Nascido, as vendas só engrenaram
quando o produto mudou o nome para o português. “O brasileiro está
buscando mais produtos de alta performance. Se o shopper antes estava
mais em busca de preço, hoje ele quer benefícios e conforto. A fralda
para recém-nascido chamava New Baby. Parece brincadeira, mas ao mudarmos
de nome, facilitou a busca dos clientes no ponto de venda e agora as
vendas se consolidaram. Este consumidor teve que ser educado”, argumenta
Thiago Icassati, Diretor da Pampers e da Duracel.
Outra marca da P&G, a Koleston já tinha desde o seu lançamento um
posicionamento premium. Porém, a empresa lançou uma linha mais avançada
com o preço 20% maior. Ainda assim, este é o produto que mais cresce em
vendas. Efeito semelhante acontece em quase todas as marcas da
companhia. “O que vemos é que o brasileiro quer tecnologia de ponta. O
consumidor sabe distinguir o que é valor. Então focamos nossa
comunicação no benefício e na entrega da superioridade. O consumidor não
quer pagar mais simplesmente para gastar. Ele se dispõe a pagar um
preço mais alto quando percebe benefício real noi produto que está
comprando”, completa Thiago Icassati.
Como nem sempre é possível traduzir os nomes de alguns produtos, a
saída é mostrar os benefícios com uma comunicação mais clara e próxima
do grande público, além de contar com artistas, atletas e famosos que
servem como embaixadores das marcas. “Do ponto de vista de comunicação,
estamos falando mais a linguagem do brasileiro e usando os embaixadores
da marca para ajudar. Trabalhamos também para que o visual fale sem
palavras. Quando é possível, trazemos o nome do produto para o
português, mas nem sempre compensa este investimento. É preciso ter um
mercado suficientemente grande para justificar um produto adaptado
unicamente para o Brasil”, enfatiza a Diretora de Comunicação, Gabriela
Onofre.
Oportunidade de relacionamento com o varejo
A marca aproveita a oportunidade para estreitar relacionamento com os
varejistas. Nos mais de 4 mil m2 de área, a P&G Experience oferece
uma série de informações e soluções para os lojistas como a simulação do
espaço das lojas, apresentando a melhor organização das gôndolas,
estratégias mais eficazes para obter resultados em vendas e o quanto
cada mudança pode gerar em resultados.
A
empresa montou quiosques com telas interativas e o aplicativo Virtual
Store. Nele, o lojista pode verificar, de acordo com o tipo e o tamanho
da sua loja, a melhor organização e exposição dos produtos. A aplicação
permite um tour virtual em três dimensões por qualquer tipo de
estabelecimento. "Em termos de distribuição, queremos estar em todos os
pontos de venda, do pequeno ao grande. Por isso montamos toda esta
estrutura. O lojista tem que entender o consumidor no seu
estabelecimento, compreender seu comportamento de compra. O que
oferecemos é uma parceria para encontrar a solução mais adequada para o
seu tamanho de loja e o seu perfil do público”, afirma a Diretora de
Comunicação da P&G, Gabriela Onofre em entrevista ao Mundo do
Marketing.
Para cada marca do portfólio, o visitante encontra toda a estrutura e
organização das prateleitas para cada perfil de comércio. A disposição
correta dos produtos vem acompanhada de um índice de acréscimo previsto
em vendas. “No caso de Duracel, uma pequena loja não pode ter toda a
linha, pela limitação de espaço. Mas ela pode e deve ter o produto
estratégicamente posicionado na saída. Em comércios maiores, onde se
vendem brinquedos, é interessante ter as pilhas também próximas a este
segmento, para que o shopper lembre que precisa adquiri-las”, explica
Gabriela Onofre.
Investimento no Marketing Esportivo
Algumas marcas do portfólio da P&G estão investindo forte também no
esporte. Para promover sua nova linha Proglide, a Gillette realiza o
Gillette Federer Tour, que ocorrerá em dezembro, com a presença de
grandes nomes do tênis mundial, inclusive o próprio Roger Federer.
Head&Shoulders, marca de xampus anticaspa, trouxe como garotos
propaganda o nadador norte americano Michael Phelps e o jogador de
futebol argentino Leonel Messi.
O objetivo da empresa com estes investimentos é criar maior conexão
emocional com os consumidores e ajudar para estabelecer uma comunicação
mais direta com eles. “Por meio do esporte, é possível construir um link
emocional com o nosso público, além de aumentar o conhecimento das
marcas e engajar diversos grupos formadores de opinião. E é justamente
por esses motivos que sempre selecionamos modalidades esportivas e
atletas que transmitam a personalidade das marcas. O intenso uso do
Marketing esportivo é fundamental para estabelecer um poderoso e
duradouro relacionamento com o público masculino”, explica Gabriela
Onofre, Diretora de Comunicação.
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