Ninguém sai de férias pensando em
trabalho. Quem sai de casa depois de meses de batente só pensa em se
divertir, conhecer novos lugares e ter contato com culturas diferentes.
Mesmo assim, algumas pessoas que experimentam esses passeios vivem situações que as despertam para uma atitude empreendedora.
E, mesmo tendo saído do país como turistas, trazem na mala muitas
ideias de negócios inspiradas naquilo que observaram no período que
ficaram fora do Brasil. A cultura, o estilo de vida e o grau de
desenvolvimento de um determinado lugar influenciam modelos de negócios
diferentes dos que existem por aqui.
Conviver com outras culturas no papel de turista, ou de estudante, é
uma oportunidade para identificar oportunidades de negócios. Muitos
empreendedores brasileiros de sucesso apostaram na ideia que surgiu de
maneira informal durante uma viagem ao exterior.
Robinson Shiba teve a ideia de montar o seu próprio negócio, o China
In Box, em 1987 quando foi passar as férias nos Estados Unidos. Nesta
época cursava odontologia. Robinson observou que, por lá, era um sucesso
a entrega de comida em casa pelos restaurantes chineses.
O delivery deste tipo de comida ainda não havia no Brasil. Com apoio
da família, abriu seu primeiro restaurante em 1992. A China in Box é
hoje um sucesso que dispensa comentários.
A história de Caito Maia, empreendedor da marca Chilli Beans, é
parecida. Começa na década de 1980, depois de uma viagem que fez à
Califórnia. Lá, estudava música e percebeu que as pessoas compravam
vários óculos de sol com qualidade e design em quiosques na praia e a
preço baixo.
Trouxe a ideia pra o Brasil. A empresa aberta em 1997 é atualmente a maior rede brasileira de óculos escuros e acessórios.
As histórias não param por aí. O gaúcho André Krai reutiliza
contêineres desativados como estrutura arquitetônica de sua rede de
lojas de moda multimarcas. Ele inaugurou a primeira unidade da Container
Ecology Store em 2008.
Com 70 lojas instaladas pelo Brasil, pretende utilizar as estruturas
recicladas na hotelaria e em outras áreas. A ideia nasceu de uma viagem a
Cingapura. André viu uma loja montada em uma caixa de metal que mudava
de local a cada dia pela cidade. Foi isto o que o inspirou iniciar o
negócio no Brasil.
O número de brasileiros que viajam ao exterior cresceu muito nos
últimos anos em decorrência do aumento do poder aquisitivo da população.
Este fenômeno amplia a possibilidade de cada vez mais pessoas se
inspirarem e retornarem ao país com ideias inovadoras para empreender.
Recentemente, milhares de brasileiros foram a Londres assistir os
Jogos Olímpicos. Os espaços para a realização das provas esportivas
proporcionaram novas experiências de lazer e entretenimento. Os
londrinos se prepararam e criaram negócios inovadores para receber
visitantes.
Tomara que os brasileiros que foram a Londres, além de boas
lembranças dos jogos, tenham trazido ideias que possam se transformar em
negócios de sucesso com vistas aos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.
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