Mais do que embrulhos, os sacos de pão agora têm outras finalidades.
Empresários ligados à publicidade perceberam que as embalagens
tradicionalmente pardas podem servir de espaço para anúncios coloridos
de empresas
Mais do que embrulhos, os sacos de pão agora têm outras finalidades.
Empresários ligados à publicidade perceberam que as embalagens
tradicionalmente pardas podem servir de espaço para anúncios coloridos
de empresas. "É uma forma barata e segmentada de anunciar. Além disso, o
pão está presente nas casas do Brasil inteiro", explica Wagner Rover,
sócio proprietário da franquia curitibana DivulgaPão.
A rede vende os espaços para os anunciantes - o saco inteiro tem 32 espaços -, faz o layout
do anúncio e cuida da distribuição para as padarias. As panificadoras,
por sua vez, não pagam pelas embalagens recebidas - o que é atraente, já
que elas deixam de comprar esse insumo. Desde a sua fundação, em 2011,
a marca já entregou 2,5 milhões de sacos de pão com publicidade.
A Publipan, franquia espanhola que nasceu em 2005, está presente em 21
países e chegou ao Brasil em 2010. Ela trabalha com o mesmo modelo de
negócio. "As padarias aceitam as parcerias porque percebem que essa é
uma forma de fazer girar o comércio local. Com mais dinheiro em
circulação, as pessoas passam a consumir mais nos estabelecimentos", diz
Regiane Freitas, gerente de franquias da rede.
Tanto a DivulgaPão, quanto a Publipan, focam a sua atuação nas pequenas
empresas - mas é possível, também, fechar um anúncio único, formato que
é procurado por grandes organizações. "O anúncio em saco de pão é, além
de mais barato do que a mídia de massa, uma forma de atingir
diretamente uma determinada região", aponta Rover.
As duas franquias estipulam um raio de 100 mil habitantes para cada
franqueado. Isso quer dizer que, mesmo em uma cidade grande como São
Paulo, um anunciante que não queira ir muito além de seu bairro de
atuação será atendido. A DivulgaPão possui 50 unidades espalhadas pelo
País e a PubliPan, 98.
Em 2012, a rede de Curitiba estima que vai faturar R$ 1,5 milhão. A
marca espanhola faturou com as vendas de anúncios R$ 1,3 milhão ano
passado e quer fechar o ano com um faturamento de R$ 1,7 milhão.
Papel dos franqueados
O que as redes buscam no franqueado é a capacidade de prospectar clientes. Por isso, procuram candidatos que possuam um bom network
em sua região e que estejam dispostos a vender de porta em porta. "Para
o franqueado que está no começo, em uma localidade que não conhece o
modelo de anúncio, é preciso visitar, no mínimo, entre oito e dez
empresas por dia na primeira e na segunda edições", afirma Regiane.
Cada edição, tanto na DivulgaPão quanto na Publipan, tem uma tiragem de
30 mil sacos de pão. O franqueado precisa "fechar" todo o espaço para
que então o material seja confeccionado e distribuído para as padarias.
O investimento inicial para se tornar um franqueado da Publipan é de R$
30 mil, mais um capital de giro de R$ 10 mil. A gerente de franquias da
rede estima que, depois de um tempo de mercado, o empreendedor passe a
realizar uma venda passiva, já que o telefone da rede é impresso no saco
de pão e são as empresas que começam a procurá-los para anunciar.
Na DivulgaPão, a taxa de franquia é de R$ 8 mil. Nas duas redes, os franqueados não têm pontos de venda fixos e atuam em home office.
O franqueado das redes também tem certa liberdade para montar a preço do
anúncio. A DivulPão trabalha com duas tabelas, uma com o valor máximo
cobrado e outra com o valor mínino. "Isso faz com que o franqueado
possa, por exemplo, dar um desconto para o cliente mais assíduo.", diz
Rover. Em média, cada anúncio da empresa sai por R$ 550. Já o da
Publipan, que também varia, custa entre R$ 290 e R$ 350.
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