Mapa elaborado por Meio&Mensagem lista agências sediadas na Vila
Madalena, bairro paulistano antes definido como "região boêmia de São
Paulo”, mas que vem ganhando prédios comerciais e atraindo agências e
produtoras: já são 50 delas por lá
Parte desses prédios mistura
residências e escritórios ou apenas plantas comerciais com formatos
menos óbvios. A atratividade do bairro aumenta para empresas de médio
porte: há uma boa oferta de serviços, uma estação de metrô próxima e o
trânsito — apesar de ter piorado muito nos últimos anos —ainda é melhor
do que no Itaim Bibi ou na Vila Olímpia. Os empreendimentos comerciais
emprestam do bairro o charme artístico de 20 anos atrás e os resquícios
da boemia que ainda exala dos bares — agora mais chiques — do entorno.
Vinte anos atrás, o bairro paulistano da Vila Madalena deixou seu quase
ocaso para passar a ser definida como “o bairro boêmio” de São Paulo.
Ali, bares simples ofereciam cervejas a bom preço — e atraíam alunos da
Universidade de São Paulo (USP), que estudavam do outro lado da Marginal
Pinheiros. Eles se misturavam aos moradores da região, uma classe média
que havia se fixado no bairro décadas antes.
O clima
descontraído e os aluguéis baixos chamavam jovens universitários,
galerias e artistas independentes e o perfil da região começava a mudar.
Nos últimos cinco anos vêm surgindo bares e restaurantes mais
sofisticados, bem distantes dos botequins que reuniam jovens com pouco
dinheiro no bolso nos anos 1990. Muda, também, o perfil do morador: a
construtora Ideia Zarvos espalha pelo bairro projetos de arquitetos
famosos, como Isay Weinfeld, e surgem no horizonte prédios de até 25
metros de altura (o limite permitido por lei de zoneamento no miolo da
Vila), de fachadas descoladas e bem diferentes dos espigões neoclássicos
do restante da cidade.
Essa combinação traz, por sua vez, agências
e produtoras. Outro diferencial para esta concentração na região é o
fato de que muitos sócios e executivos de empresas do mercado de
comunicação elegeram o bairro (ou o vizinho Alto de Pinheiros) também
como endereço residencial.
Isso, somado à bela oferta de
praças, bares e restaurantes, derruba qualquer chance de tirarem suas
agências da Vila Madalena que, além de “boêmia”, se tornou polo da
chamada economia criativa. Levantamento do Meio & Mensagem chegou a
mais de 50 endereços de agências e produtoras – algumas delas estão
destacadas no mapa abaixo.
+
Crédito: Ahmed Kleit
Nenhum comentário:
Postar um comentário