Itaú, Volksvagen, Visa, Tim e Globo são algumas das marcas mais
lembradas do Brasil. Os dados são da nona edição da pesquisa que avalia a
força das marcas, realizada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e divulgada hoje, dia 22.
Na pesquisa Top of Mind ganharam
destaque as marcas Itaú (categoria bancos), com 28% das citações; Visa
(cartões de crédito), com 40%; Extra (supermercados), com 25%; Unimed
(saúde), com 27%; Tim (telefonia Móvel), 28%; Oi (telefonia fixa), 38%;
Volkswagen (fabricantes de automóveis), 32%; Gol (modelos de automóvel),
18%; LG (Televisores), 23%; Dorflex (analgésicos), 21%; Medley
(genéricos), 16%; Uol (portais de internet), 13%; Veja (Revistas), 44%;
Globo (emissoras de TV aberta), 62%.
Com relação ao índice de adesão à marca, as primeiras lembradas em suas
categorias foram Caixa (67%), Hipercard (75%), Guanabara (67%), Unimed
(49%), Vivo (54%), GVT (47%), Chevrolet (62%), Panasonic (72%), Dipirona
genérico (77%), EMS (70%), Google (72%), Superinteressante (70%), SBT
(69%), Zero Hora (67%) e Rádio Globo (71%).
A pesquisa também avaliou o grau de atividade social dos consumidores
na internet. Os produtores de conteúdo representam 21%; os
compartilhadores, 40%; os espectadores, 8%; os não usuários de redes sociais 3% e os não usuários de internet representam 27% das pessoas.
A análise mostra que 61% dos consumidores têm alto grau de atividade na
internet, sendo 31% na geração baby boomers (nascidos de 45 a 59) e 90%
na geração Z (nascidos de 92 a 99).
O estudo foi feito em parceria com a TopBrands Consultoria de Branding nos meses de julho e agosto nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília. Ao todo foram ouvidas 2.020 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário