A Hyundai resolveu fazer uma sessão de fotos/filmagem do compacto HB20
na madrugada desta quarta-feira (22), na região da avenida Paulista, em
São Paulo (SP), e entregou o carro de bandeja para UOL Carros.
As imagens mostram detalhes do novo modelo da marca sul-coreana e foram
feitas no quarteirão entre as ruas da Consolação e Bela Cintra durante
alguns minutos -- apesar da presença em local público e da ausência de
qualquer disfarce, a reportagem foi abordada por integrantes da equipe
de filmagem e teve de guardar seus equipamentos.
Apesar da interrupção forçada, as imagens são reveladoras: o HB20 deve
ser a nova força do mercado automotivo nacional, mas, apesar disso e da
furiosa cor vermelha sólida, circulou docilmente pelo local utilizando
apenas uma placa publicitária, que mostrava seu nome oficial, também
estampado em um dos emblemas da tampa do porta-malas. A sigla HB, aliás,
significa Hyundai Brasil, com o número 20 fazendo referência à
plataforma compartilhada com a próxima geração do compacto i20, vendido
na Europa.
O hatch tem o estilo conhecido como "escultura fluida", típico dos
modelos atuais da marca, com vincos e ondulações marcantes, lentes de
faróis, lanternas, caixas de rodas e para-choques ressaltados e uma
carroceria que parece se elevar no sentido da traseira. Visualmente,
lembra demais uma versão dois-volumes do sedã médio Elantra. O porte nos
pareceu intermediário entre o primo Kia Picanto (irmão de plataforma,
com 3,60 metros de comprimento) e o futuro rival Volkswagen Gol (este
tem 3,89 m).
Mais imagens do Hyundai HB20 na noite
Os faróis irregulares se estendem na direção da carroceria, enquanto se
deixam unir pela estreita grade frontal, que também abriga o símbolo
duas a Hyundai. Abaixo, uma grade maior e em forma de asa (que também
pode ser vista como um sorriso) é cortada por três filetes e traz nichos
triangulares para luzes de neblina. Acima, o capô definido por vinco em
forma de U praticamente se integra com o para-brisa
Na lateral, saltam aos olhos as belas rodas de cinco raios e a forte
linha de caráter ascendente, que define uma área envidraçada bem
estreita -- tentativa de ampliar a sensação de robustez e esportividade
do HB20. A traseira traz spoiler sublinhado por vigia e tampa traseiras
ligeiras, onde o destaque é todo das lanternas, irregulares, pontiagudas
e que se espalham horizontalmente até invadir as laterais, recurso que
faz o carro parecer mais largo. Bojudo, o para-choque traseiro traz dois
filetes refletores e abriga a placa num U invertido.
Fabricado em Piracicaba (SP), o HB20 será lançado oficialmente nos dias
11 e 12 de setembro, mas suas vendas só devem ser iniciadas em outubro,
provavelmente durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A Hyundai já
revelou que o HB20 contará com motores flex de 1 e 1,6 litro, o primeiro
de três cilindros, com câmbio manual de cinco marchas, e o maior com
quatro cilindros, também com câmbio manual ou um automático de quatro
velocidades. Os equipamentos são semelhantes aos utilizados no Picanto
(nele, o trem-de-força menor gera 80 cavalos com etanol) e na dupla
Soul/Cerato (122 cv de potência com etanol). De segredo, agora, só o
preço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário