Uma das ferramentas mais tradicionais usadas pelo comércio eletrônico, o e-mail Marketing possui importância estratégica para empresas, que apostam na criatividade e na segmentação.
O
e-mail Marketing é uma ferramenta estratégica para empresas que vendem
pela internet. Quando utilizado de maneira criteriosa e gerando
relevância para os clientes, gera resultados que fazem a diferença no
faturamento destas empresas. Mesmo com o advento de novos meios para que
marcas se comuniquem com seus públicos, o e-mail continua sendo um
aliado importante. Em tempos onde Facebook
e outras redes representam a “onda” do momento, o e-mail se mantém com
resultados positivos. Mesmo com a overdose de mensagens, utilização
inteligente faz a diferença.
Na ViajaNet, 30% das vendas são resultado direto das ações de e-mail
Marketing. O e-commerce focado em passagens áereas, hotéis e viagens
possui uma base de dados com dois milhões de clientes cadastrados e as
ações são segmentadas. Um consumidor que compra sempre passagens para
uma determinada cidade receberá ofertas e promoções relacionadas a este
destino.
A empresa tem o e-mail Marketing como uma ferramenta fundamental e que
está longe de se tornar uma tecnologia obsoleta. “O e-mail Marketing é
uma das ferramentas mais importantes que temos aqui. Mas ele só funciona
se for relevante para o cliente”, explica Alex Todres, diretor da
ViajaNet, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Gerando tráfego e vendas
No Mukirana, o e-mail Marketing tem importância vital. Os disparos são
feitos diariamente para cerca de 500 mil assinantes do site
especializado em leilões virtuais. O resultado é positivo: das 400 mil
visitas que a página recebe mensalmente, cerca de 22 mil vêm diretamente
do e-mail. “Hoje o e-mail representa o quarto no ranking dos geradores
de visitas em nosso site. Para o nosso modelo de negócios, é uma
ferramenta fundamental”, diz Carlos Barros, sócio-fundador do Mukirana.
A saturação de mensagens preocupa, mas é algo que qualquer canal de
comunicação com o cliente pode enfrentar se não for usado corretamente.
Nas ações realizadas pelo Mukirana, o e-mail possui o menor índice de
rejeição. “Como em qualquer outro canal, temos que buscar maneiras de
tornar o e-mail sempre mais atrativo. A saída não é desistir dele, e
sim, aprimorá-lo”, conta Barros.
Na
Webfones, o e-mail Marketing também é uma ferramenta de destaque para o
tráfego diário. Os disparos são feitos de três a quatro vezes por
semana, a partir de uma segmentação dentro da base de dados da empresa
que hoje conta com cerca de 200 mil consumidores cadastrados. De 10 a
20% das visitas do site são geradas a partir do e-mail. “Nossa
expectativa é dobrar esta base de dados até o final deste ano. Decidimos
diariamente o que será enviado e trabalhamos com estratégias
segmentadas. Quem comprou recentemente um smartphone da marca X,
receberá promoções e lançamentos de acessórios compatíveis. Isso aumenta
muito a taxa de conversão”, diz o Sócio-fundador da loja especializada
em celulares e acessórios, Guilherme Ribeiro.
Criatividade e boas práticas no e-mail Marketing
Por ser um e-commerce segmentado, nem sempre a Webfones tem novidades
ou promoções para enviar. Mas isso não é um problema. “Somos um
e-commerce vertical. Não temos lançamentos todos os dias. Por isso é
importante não estressar a base com envios excessivos. Para uma loja com
o nosso perfil esta é a melhor estratégia”, completa Guilherme.
A loja possui mais de um milhão de pessoas cadastradas em seu banco de
dados. Esta base é trabalhada de forma a atrair cada público de maneira
diferenciada. Os clientes ativos chegam a 400 mil. O retorno do e-mail
Marketing justifica o empenho da empresa para produzi-lo: cerca de 15%
das vendas mensais são geradas a partir da ferramenta e já foram
registrados picos de 18%.
Saturação no envio de e-mails
Um dos pontos de discussão em relação ao uso do e-mail Marketing é a
quantidade de mensagens que as pessoas recebem diariamente. Mas esta
saturação não preocupa estas empresas, pois o problema não está no
e-mail em si e sim no seu uso sem critério, sendo apenas uma lista de
produtos com desconto ou um simples boletim informativo.
As
redes sociais representam um canal interessante de contato com o
consumidor, mas ainda muito mais propenso a gerar engajamento e
relacionamento com a marca do que visitação e vendas. “O que mais vemos
na internet são pessoas que acham muita coisa, mas que não vivem o
e-commerce de fato. O e-mail sempre terá a sua importância. As redes
sociais ainda funcionam muito mais para engajamento do que para a venda
efetiva, por isso, o e-mail Marketing precisa ser bem trabalho. Do
contrário, ele vai para a lixeira”, opina Juliano.
Relevância e foco no cliente são os elementos fundamentais para o
sucesso de uma ação de e-mail Marketing. Enquanto os consumidores
receberem mensagens que tenham real importância para eles, apresentando
itens e conteúdos que sejam do seu interesse, o e-mail continuará sendo
uma boa ferramenta. “Em alguns modelos de negócio, o e-mail mantém o seu
papel. O que não pode acontecer é o seu uso indiscriminado”, finaliza
Alex Todres, do ViajaNet.
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