Tabela da Auto Informe, com base nos dados da Molicar, mostra quais os veículos que mais depreciaram ao longo do ano passado
Quanto mais econômico, menor a depreciação
São Paulo – A agência Auto Informe já divulgou a tabela de depreciações
de veículos de janeiro de 2012, revelando quais carros perderam mais e
menos valor ao serem revendidos após 12 meses de uso. Em outras
palavras, trata-se de uma tabela com o percentual de desvalorização de
cada veículo que, comprado no início de 2011, tivesse sido vendido em
janeiro de 2012. A origem dos dados é a tabela Molicar de preços de
usados.
A desvalorização de um carro após um ano de uso costuma ficar entre 10%
e 30%. Aqui se aplica a lógica da oferta e da demanda, em que carros
muito populares e econômicos, campeões de venda, desvalorizam pouco,
enquanto que carros importados, beberrões e mais caros (acima de 100.000
reais) são menos procurados e mais caros de manter, o que pode afastar
até os compradores que têm um pouco mais para gastar na compra do
veículo.
Quem compra um carro popular zero pode ficar tranquilo quanto ao preço
da revenda, que costuma ficar apenas 10% ou 15% menor; já quem quer
comprar um carrão pode achar bem mais interessante optar por um seminovo
com apenas um ano de uso, pois eles costumam desvalorizar mais de 20%. A
lista de 2012 é bem parecida com a de 2011, apenas com algumas poucas modificações. Sinal de que as preferências dos consumidores brasileiros permanecem sólidas.
1. Chevrolet Celta
O Celta Nova Geração Flexpower continua liderando a lista, com uma
depreciação de apenas 9,6% em 12 meses para as versões Life e Spirit 1.0
de 4 portas. Em janeiro do ano passado, a versão Life zero quilômetro
custava 26.763 reais, enquanto que a Spirit custava 28.448, de acordo
com a Tabela FIPE. Com essa depreciação, os seminovos de um ano de idade
sairiam hoje por 24.193,75 e 25.716,99 reais, respectivamente.
As mesmas versões, só que duas portas, registram uma depreciação
ligeiramente maior, de 10,7%. O Celta foi o terceiro carro mais vendido
no Brasil em 2011, com 155.092 unidades comercializadas.
2. Fiat Mille Economy
O Fiat Mille Fire Economy passou ligeiramente à frente do Fiat Palio
Economy e ficou em segundo lugar. As versões com motor 1.0 flex de duas e
quatro portas depreciaram, respectivamente, 10,3% e 10,0%. O Mille de
duas portas, que custava 24.487 reais em janeiro de 2011, hoje sairia
por 21.964,84 reais. Já o de quatro portas, que custava 26.189 reais,
hoje sairia por 23.570,10 reais.
De acordo com o último levantamento de eficiência energética do Inmetro, o Fiat Mille Fire Economy é o carro mais econômico do Brasil,
fazendo 8,9 km/L com etanol e 12,7 km/L com gasolina na cidade; e 10,7
km/L com etanol e 15,6 km/L com gasolina na estrada. A menos econômica
versão Way do Mille Economy também tem uma depreciação maior, de 11,2%
para a versão de duas portas e 11,0% para a de quatro portas.
3. Fiat Palio Economy
Em terceiro lugar vem o Fiat Palio Fire Economy, também desenhado para
ser econômico, mas que nem por isso conseguiu um lugar entre os menos
beberrões do Brasil. As versões com motor 1.0 flex de duas e quatro
portas depreciaram, respectivamente, 10,5% e 10,3% em 12 meses. A
primeira custava 27.493 em janeiro de 2011, enquanto que a segunda
custava 29.204 reais. Hoje, cada modelo com um ano de uso seria
revendido por 24.606,24 reais e 26.195,99 reais respectivamente.
A depreciação do Palio Flex Nova Série ELX foi um pouco maior. O de
motor 1.4 depreciou 11,5% de janeiro de 2011 a janeiro de 2012, enquanto
que o de motor 1.0 desvalorizou 11,8% no mesmo período.
4. Fiat Strada
A picape Fiat Strada cabine dupla permanece em quarto lugar, com uma
depreciação de 11,2% para a versão Working 1.4 flex. Teoricamente
voltada para trabalho pesado, a versão Working é a de preço mais
acessível, embora a Strada seja o carro mais caro entre os que menos
depreciaram. Em janeiro de 2011, a Strada Working cabine dupla zero
quilômetro custava 41.030 reais; hoje, a mesma picape sairia por
36.434,64 reais.
As demais versões da Fiat Strada tiveram depreciações maiores, conforme a tabela abaixo:
Cabine Estendida Adventure Locker 1.8 | 11,6% |
---|---|
Cabine Estendida Trekking 1.4 | 11,6% |
Cabine Estendida Working 1.4 | 11,8% |
Cabine Estendida Trekking 1.8 | 11,8% |
Cabine Dupla Adventure Locker 1.8 | 11,9% |
Cabine Dupla Adventure 1.8 | 11,9% |
Cabine Simples Working 1.4 | 12,0% |
Cabine Simples Trekking 1.4 | 12,2% |
Cabine Simples Fire 1.4 | 12,2% |
Cabine Estendida Fire 1.4 | 12,2% |
5. Volkswagen Gol
O carro mais vendido do Brasil aparece apenas em quinto lugar, com uma
depreciação de 11,3% para a versão 1.0 flex quatro portas do Novo Gol. O
carro custava 31.976 zero quilômetro em janeiro de 2011. Se vendido
hoje, com 12 meses de uso, o veículo sairia por 28.362,71 reais. Outras
versões do Gol depreciaram mais. Repare que a Geração 4, que sairá de
linha em 2014, deprecia mais.
Gol G5 Power 1.6 4p | 11,8% |
---|---|
Gol G5 1.6 4p | 11,9% |
Gol G4 1.0 4p | 12,3% |
Gol G5 1.6 i-Motion 4p | 12,3% |
Gol G4 1.0 2p | 12,4% |
Gol G5 Power 1.6 | 12,5% |
1. Kia Carnival
Entre os mais depreciados em 12 meses, a minivan importada Kia Carnival
foi campeã, com desvalorização de 25,5%. O modelo zero custava 143.383
reais em janeiro de 2011 e, se revendido um ano depois, sairia por
106.820,34 reais, quase 40.000 reais a menos, o valor de uma Fiat
Strada. Um mau negócio para quem revende em um ano, mas um ótimo negócio
para quem busca um seminovo. O Kia Carnival EX-AT tem motor 3.8 V-6 24V
a gasolina e quatro portas, e costuma sempre estar entre os mais
depreciados.
2. Chevrolet Omega Sedan
Colado no Kia Carnival, o Omega desvalorizou 25% nos 12 meses
compreendidos entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012. O modelo CD de
motor 3.6 SFI V-6 a gasolina e quatro portas, custava, há um ano,
117.450 reais. Hoje, o mesmo carro na revenda sairia por 88.087,50,
cerca de 30.000 reais – ou um Gol - a menos. O sedã de luxo da Chevrolet
já foi produzido por aqui, mas hoje é exclusivamente importado, e vem
marcando presença sempre entre os que mais desvalorizam.
3. Volkswagen Passat
O sedã de luxo da Volkswagen também é importado e depreciou 24,2% nos
12 meses compreendidos entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012. Trata-se
do modelo Turbo 2.0 FSI Tiptronic a gasolina e quatro portas, que no
início do ano passado custava 109.220 reais e, se revendido este ano,
sairia por 82.788,76 reais – 26.000 reais a menos, o preço de um Celta
ou um Fiat Mille. Já o Passat CC 4Motion, com motor 3.6 V-6 FSI
Tiptronic e duas portas, depreciou só 20,9%.
4. Volkswagen Passat Variant
A Passat Variant, perua derivada do Passat, teve a quarta maior
desvalorização, de 23,9% para a versão Turbo 2.0 FSI Tiptronic a
gasolina e com quatro portas. Em janeiro do ano passado, o veículo
custava 114.840 reais, saindo por 87.393,24 reais na revenda um ano
depois, ou 27.000 reais a menos. Com essa diferença, daria para comprar
um Fiat Palio Fire Economy. Outra versão, mais potente, a 4Motion 3.2
V-6 FSI 24V 4 portas, depreciou um pouco menos: 22,7%.
5. Hyundai Veracruz
O crossover de luxo da Hyundai vem em quinto lugar, com uma depreciação
de 23,6% em 12 meses, praticamente empatado com o Passat Variant.
Importada como seus companheiros de lista, a 4X4 de quatro portas e
motor 3.8 V-6 a gasolina custava, no início do ano passado, na faixa dos
140.000 reais; na revenda, um ano depois, sairia por volta de 107.000
reais, pouco mais de 30.000 reais, o preço de um Novo Gol.
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