Apesar de muitas empresas não darem
a devida atenção à mensuração das ações de e-mail marketing, ela é uma
das etapas fundamentais para que o relacionamento digital com os
clientes tenha sucesso. Por meio do acompanhamento dos resultados do
e-mail marketing é possível obter informações dos envios e comportamento
do seu público, bem como o alcance do ROI.
Outro ponto importante, é a taxa de opt-out. Esse número pode indicar,
por exemplo, que a frequência do envio está muito alta, que a mensagem
não está de acordo com o interesse do destinatário ou mesmo que o
assunto abordado não tem relevância. Para conseguir uma resposta, a
sugestão é fazer com que o link de opt-out leve o destinatário para uma
página em que encontre opções para indicar qual a razão de não querer
mais receber as mensagens.
Já a analise dos links mais acessados no e-mail permite identificar
quais os assuntos que mais interessam aos seus destinatários, suas
preferências etc. A partir daí, é possível oferecer conteúdos cada vez
mais relevantes e até mesmo realizar envios segmentados para cada grupo
de interesse. Uma forma de fazê-lo é enviar ofertas diferenciadas de um
determinado produto para quem clicou, mas não o comprou, ou uma oferta
de produto relacionado ao que a pessoa já tenha adquirido anteriormente e
assim por diante.
Assim como a análise de links, a taxa de visualização por horários,
dias da semana e dias do mês ajuda a estabelecer qual o melhor dia e
horário para enviar e-mail marketing aos seus destinatários, garantindo
que seu e-mail não seja perdido.
Por fim, a mensuração do e-mail marketing não pode ser resumida apenas
ao Click Through. É possível ir além e saber mais. Podem ser
aproveitadas as inúmeras possibilidades de análises para aprimorar as
ações de e-mail marketing e fazer campanhas mais efetivas.
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