Testes revelam: carro feito na Europa se mostrou mais seguro
A secretária executiva do LatinNCAP, Nani Rodriguez, disse que tem certeza de que os carros vendidos na América Latina e Caribe estão 20 anos atrás dos equivalentes feitos na Europa e Estados Unidos. Além disso, ela afirma que é possível encontrar diferenças de componentes metálicos e de estrutura, sendo que quem compra um carro latino-americano está claramente menos protegido do que alguém que leva o mesmo modelo produzido na Europa ou Estados Unidos.
EuroNCAP - Peugeot 207
O LatinNCAP, órgão de testes de colisão
da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) volta a comparar
modelos produzidos na América Latina e na Europa. Dessa vez, escolheu o Peugeot 207 Compact argentino (equivalente ao brasileiro) e o 207 francês, que está prestes a sair de linha para dar lugar ao 207. Sabe-se que o 207 feito tanto na Argentina quanto no Brasil usa a mesma estrutura do 206, do início da década passada, o que o colocou em nítida desvantagem em relação ao modelo europeu.
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian,
Rodriguez também disse que esse problema decorre do rápido crescimento
da indústria automotiva na América Latina, sem os devidos controles
ligados à legislação, permitindo vender modelos que não poderiam estar
em outros mercados. Ainda segundo ela, os equipamentos de segurança são
considerados itens de luxo pela maioria dos consumidores dos países
latino-americanos.
Nos testes de colisão, o 207 Compact 1.4 sem
air bags teve uma estrela no nível de segurança para adultos e duas para
crianças. E a versão com duplo air bag levou duas estrelas para
adultos. Enquanto isso, o 207 francês, com seis air bags, leve cinco
estrelas para adultos e quatro para crianças.
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