Marcas mostram suas estratégias de logística reversa para promover o descarte correto do lixo eletrônico
Pilhas, computadores e lâmpadas. A importância desses produtos é
inegável na vida moderna, mas como reduzir o impacto desses poluentes na
natureza ? A logística reversa é uma das alternativas cada vez mais
endossadas pela marcas. Na Hewlett-Packard, por exemplo, o cliente pode
solicitar a retirada gratuita do aparelho pelo site da empresa, serviço
disponível também para os itens de impressão, que contam ainda com
ecobins espalhados pelas HP Stores, lojas da Kalunga, Saraiva e
futuramente também no Carrefour.
“Os produtos passam por
processos de manufatura reversa e retornam como matéria-prima para a
reinserção em novos produtos ou em outros segmentos industriais”, diz
Kami Saidi, diretor de operações e sustentabilidade ambiental da HP, que
em 1987, reciclou seu primeiro computador. Dois anos depois, passou a
utilizar a logística reversa inicialmente para recolher baterias,
seguidas depois pelos toners e hardwares. Já os cartuchos são reciclados
por uma central com capacidade para receber mais de 1,2 milhão de
unidades ao ano. Atualmente, a HP soma 900 mil toneladas de produtos e
suprimentos de impressão reutilizados.
Esse modelo é seguido
também pela Philips. Sensibilizar as pessoas, economizar energia e
dobrar, até 2015, a coleta de produtos para reciclagem são as três metas
atualmente em vigor. Em 2011, a empresa coletou cerca de 300 toneladas
de itens, entre eletroeletrônicos, produtos de consumo, monitores,
aparelhos de raio-x e ultrassom, recolhidos em lojas de assistência
técnica, no Carrefour e em estações do metrô. “Discutimos hoje com o
governo um sistema coletivo para recolher também as lâmpadas”,
acrescenta Marcio Quintino, diretor de sustentabilidade da Philips
Brasil.
Consciência limpa
A atuação da
Philips atende à Resolução 401/08 do Conselho Nacional do Meio Ambiente
(CONAMA), norma obedecida também pela Procter & Gamble, fabricante
das pilhas Duracell. “Desde novembro de 2010, postos de recebimento
estão disponíveis em supermercados e redes de assistência técnica. Além
disso, as pilhas Duracell não possuem adição de mercúrio em sua
composição”, informa a P&G por meio de comunicado. Produção, consumo
e preservação do meio ambiente. Como resolver essa equação sem
comprometer o crescimento econômico ? Esse é o maior dilema da
sustentabilidade hoje. Enquanto essas questões tardam para serem
respondidas, algumas iniciativas pontuais buscam inspirar novos
seguidores na tentativa de aliviar o sofrimento do planeta.
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