A Volkswagen apresenta nesta terça-feira (17), em Florianópolis (SC),
as reestilizações de Gol e Voyage, carros que já estavam no ano-modelo
2013. Tanto o hatch como o sedã tiveram sua dianteira alinhada com a
gama mundial da fabricante alemã -- ou seja, ganharam grade e conjunto
óptico retilíneos (como já tinham, no Brasil, Fox, Jetta e Passat).
A traseira dos modelos também teve alterações, com as lanternas do Gol
parecendo menores que antes devido a um ressalto na quinta porta. A
mudança é bem-vinda: o carro ficou parecido com o atual Polo europeu.
Já no Voyage as lanternas espicharam, passando a invadir o porta-malas,
tendência mundial de design quando se trata de sedãs de maior porte
(antes as lanternas limitavam-se aos paralamas).
Lançados em datas distintas em 2008 (primeiro o hatch), agora as
trajetórias de Gol e Voyage ficam entrelaçadas mais fortemente. Falta
ainda a Volks mexer na picape Saveiro.
Na apresentação estática dos carros a Volks preferiu não liberar os
preços oficiais de Gol e Voyage, mas revistas especializadas (entre
elas, a Car and Driver, parceira de UOL Carros)
têm os valores desde evento anterior, específico para elas, e os
colocaram no ar já nesta terça à noite. Esses preços estão reproduzidos
abaixo:
GOL
1.0: R$ 27.990
1.6: R$ 31.890
1.6 I-Motion: R$ 34.490
1.6 Power: R$ 38.290
1.6 Power I-Motion: R$ 40.890
VOYAGE
1.0: R$ 29.990
1.6: R$ 34.590
1.6 I-Motion: R$ 37.190
1.6 Comfortline: R$ 40.890
1.6 Comfortline I-Motion: R$ 43.490
- Traseira do Gol (acima) recebeu volume na quinta porta, entre as lanternas, e ficou com jeito de Polo europeu; já o Voyage (abaixo) teve as lanternas espichadas para a tampa do porta-malas
A grande novidade técnica de Gol e Voyage é o pacote Bluemotion
Technology, que, ao contrário do que acontece em modelos como Fox e
Polo, não muda o desenho da grade frontal (e custa R$ 324). Ele inclui
pneus de baixa resistência à rolagem, avisos eletrônicos para obter uma
condução econômica (só com I-System, pago separadamente) e um certo
motor 1.0 TEC, sigla de Tecnologia para Economia de Combustível. De
acordo com a Volkswagen, mesmo sendo ainda um propulsor da família
EA111, este é cerca de 4% mais econômico que o antecessor, o VHT de 1
litro -- que eventualmente apresentou falhas no funcionamento e obrigou a
marca a convidar às oficinas cerca de 400 mil donos de Gol, Voyage e
Fox. Veja os novos dados técnicos aqui (hatch) e aqui (sedã).
As versões mais caras de Gol e Voyage seguem usando o motor VHT de 1,6
litro, que pode vir conjugado à transmissão automatizada I-Motion.
Gol e Voyage em detalhes
De olho em concorrentes ainda não lançados e, por ora, misteriosos (mas
que se anunciam muito fortes), como o Hyundai HB (nome provisório) e
Chevrolet Onix, a Volks decidiu rechear Gol e Voyage desde a versão mais
básica. Como destaques entre os novos itens de série, a fabricante
enumera faróis escurecidos (máscara negra), cinto de segurança traseiro
retrátil, grade pintada de preto, conta-giros, saídas de ar com ajustes
milimétricos, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento
central e abertura interna da tampa do porta-malas.
O Gol oferece ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
com temporizador (itens não usados em sedãs). Além disso, há detalhes
que nem aparecem na lista de equipamentos, mas que mostram o desejo de
um upgrade na gama dos compactos: como no Polo, um leve toque na
alavanca de seta a aciona por três vezes, para breve sinalização de
direção, útil numa troca de faixa; e há alerta sonoro de faróis ligados.
Freios com ABS (antitravamento) e airbags frontais são de série apenas
nas versões topo de gama Power (Gol) e Comfortline (Voyage), com motor
1.6 -- mas isso terá de mudar dentro de um ano e meio, quando serão
obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil. Ar-condicionado e
direção hidráulica também são exclusividades das variações mais caras de
Gol e Voyage. Há uma grande lista de pacotes de opcionais, como é praxe
no caso de Volks e Fiat. Leia com atenção aqui (Gol) e aqui (Voyage).
Nesta quarta-feira (18) UOL Carros participa de test-drive de Gol e Voyage em Santa Catarina, e em seguida relata suas impressões ao dirigir.
Com Redação, em São Paulo (SP); viagem a Florianópolis (SC) a convite da Volkswagen
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