quarta-feira, 18 de julho de 2012

Volkswagen mostra Gol e Voyage reestilizados



  A Volkswagen apresenta nesta terça-feira (17), em Florianópolis (SC), as reestilizações de Gol e Voyage, carros que já estavam no ano-modelo 2013. Tanto o hatch como o sedã tiveram sua dianteira alinhada com a gama mundial da fabricante alemã -- ou seja, ganharam grade e conjunto óptico retilíneos (como já tinham, no Brasil, Fox, Jetta e Passat).


Volkswagen Gol reestilizado: nova frente do líder de vendas puxou às de Fox, Jetta e Passat
A traseira dos modelos também teve alterações, com as lanternas do Gol parecendo menores que antes devido a um ressalto na quinta porta. A mudança é bem-vinda: o carro ficou parecido com o atual Polo europeu.

Já no Voyage as lanternas espicharam, passando a invadir o porta-malas, tendência mundial de design quando se trata de sedãs de maior porte (antes as lanternas limitavam-se aos paralamas).

Lançados em datas distintas em 2008 (primeiro o hatch), agora as trajetórias de Gol e Voyage ficam entrelaçadas mais fortemente. Falta ainda a Volks mexer na picape Saveiro.

Na apresentação estática dos carros a Volks preferiu não liberar os preços oficiais de Gol e Voyage, mas revistas especializadas (entre elas, a Car and Driver, parceira de UOL Carros) têm os valores desde evento anterior, específico para elas, e os colocaram no ar já nesta terça à noite. Esses preços estão reproduzidos abaixo:

GOL
1.0: R$ 27.990
1.6: R$ 31.890
1.6 I-Motion: R$ 34.490
1.6 Power: R$ 38.290
1.6 Power I-Motion: R$ 40.890
 
VOYAGE
1.0: R$ 29.990
1.6: R$ 34.590
1.6 I-Motion: R$ 37.190
1.6 Comfortline: R$ 40.890
1.6 Comfortline I-Motion: R$ 43.490
  • Divulgação
    Traseira do Gol (acima) recebeu volume na quinta porta, entre as lanternas, e ficou com jeito de Polo europeu; já o Voyage (abaixo) teve as lanternas espichadas para a tampa do porta-malas
  • Divulgação

A grande novidade técnica de Gol e Voyage é o pacote Bluemotion Technology, que, ao contrário do que acontece em modelos como Fox e Polo, não muda o desenho da grade frontal (e custa R$ 324). Ele inclui pneus de baixa resistência à rolagem, avisos eletrônicos para obter uma condução econômica (só com I-System, pago separadamente) e um certo motor 1.0 TEC, sigla de Tecnologia para Economia de Combustível. De acordo com a Volkswagen, mesmo sendo ainda um propulsor da família EA111, este é cerca de 4% mais econômico que o antecessor, o VHT de 1 litro -- que eventualmente apresentou falhas no funcionamento e obrigou a marca a convidar às oficinas cerca de 400 mil donos de Gol, Voyage e Fox. Veja os novos dados técnicos aqui (hatch) e aqui (sedã).


As versões mais caras de Gol e Voyage seguem usando o motor VHT de 1,6 litro, que pode vir conjugado à transmissão automatizada I-Motion.

Gol e Voyage em detalhes



Foto 2 de 17 - Voyage foi (re)lançado em setembro de 2008, alguns meses depois do novo Gol; agora, carros seguem juntos Divulgação

De olho em concorrentes ainda não lançados e, por ora, misteriosos (mas que se anunciam muito fortes), como o Hyundai HB (nome provisório) e Chevrolet Onix, a Volks decidiu rechear Gol e Voyage desde a versão mais básica. Como destaques entre os novos itens de série, a fabricante enumera faróis escurecidos (máscara negra), cinto de segurança traseiro retrátil, grade pintada de preto, conta-giros, saídas de ar com ajustes milimétricos, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas.


O Gol oferece ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador (itens não usados em sedãs). Além disso, há detalhes que nem aparecem na lista de equipamentos, mas que mostram o desejo de um upgrade na gama dos compactos: como no Polo, um leve toque na alavanca de seta a aciona por três vezes, para breve sinalização de direção, útil numa troca de faixa; e há alerta sonoro de faróis ligados.

Freios com ABS (antitravamento) e airbags frontais são de série apenas nas versões topo de gama Power (Gol) e Comfortline (Voyage), com motor 1.6 -- mas isso terá de mudar dentro de um ano e meio, quando serão obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil. Ar-condicionado e direção hidráulica também são exclusividades das variações mais caras de Gol e Voyage. Há uma grande lista de pacotes de opcionais, como é praxe no caso de Volks e Fiat. Leia com atenção aqui (Gol) e aqui (Voyage).

Nesta quarta-feira (18) UOL Carros participa de test-drive de Gol e Voyage em Santa Catarina, e em seguida relata suas impressões ao dirigir.  

Com Redação, em São Paulo (SP); viagem a Florianópolis (SC) a convite da Volkswagen

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