Pesquisa da Towers Watson mostra que apenas 28% dos profissionais têm
vontade de dar o melhor de si, têm suporte organizacional e bem-estar
O Brasil está longe de uma situação ideal de trabalho. Estudo da
consultoria Towers Watson mostra que apenas 28% dos profissionais estão
altamente engajados no emprego. A maioria está desengajada (30%), sem
suporte por parte das empresas (26%) ou desvinculada das companhias
(16%).
A pesquisa foi feita dentro do conceito de engajamento
sustentável, fundamentado por três fatores. O primeiro é o próprio
engajamento, o vínculo com a empresa e a vontade de dar o melhor de si. O
segundo é o suporte organizacional para proporcionar produtividade e
alto desempenho. E o último, inclui o bem-estar físico, emocional e
interpessoal.
A remuneração e os benefícios não são os principais
motivadores. De acordo com o consultor sênior da área de Pesquisas com
Empregados da Towers Watson no Brasil, Carlos Ortega, a análise mostra
que o engajamento sustentável no Brasil é mais sensível a três temas:
desenvolvimento de carreira, imagem da empresa e clareza de metas e
objetivos.
"Se quisermos aumentar o número de profissionais engajados e
com suporte e bem-estar, é importante agir, primeiramente nesses temas.
Os líderes precisam mostrar de maneira clara e objetiva, que os esforços
extras criarão boas perspectivas de crescimento na carreira", destaca
Ortega.
Vale lembrar que a gestão de pessoas deve ser uma preocupação
de todas as empresas, independentemente do tamanho. Mas no caso de
empresas de pequeno porte, muitas delas não têm uma área dedicada a
definir a estratégia e ações de recursos humanos. A orientação de Ortega
é para esses empresários pensarem constantemente em como recompensar,
reconhecer, desenvolver e reter seus profissionais chave.
"As empresas de menor porte geralmente contam com menos
tecnologias e processos de ponta como as grandes empresas, dessa forma
se apoiam mais no seu capital humano como um diferencial competitivo. A
vantagem dessas empresas é a possibilidade da liderança ser mais próxima
e um processo de comunicação mais ágil, claro e eficiente que grandes
organizações, onde a burocracia e muitos níveis de reporte podem levar a
uma menor velocidade na tomada de decisão e troca de informações",
comenta o consultor.
A seguir o consultor Carlos Ortega dá cinco dicas para as empresas engajarem seus funcionários:
Criar uma atmosfera de inovação
Incentive os funcionários a participarem na construção do futuro
da empresa e a buscarem soluções para as dificuldades que encontram no
dia a dia.
Comunicação
As recentes crises econômicas criaram em várias empresas um
verdadeiro abismo entre a liderança sênior e os funcionários. Esse
movimento gerou muita incerteza e ansiedade sobre o futuro. A ponte que
vai estreitar essa lacuna será construída com frequentes comunicações
sobre a empresa e as mudanças que veem enfrentando, mostrando que existe
uma voz ativa e clara no grupo executivo.
Incentive novas ações
Tenha coragem para oferecer às equipes oportunidades para fazer
trabalhos que podem estar fora de sua zona de conforto. Isso poderia
dar-lhes a oportunidade de mover-se horizontalmente na organização, caso
uma promoção esteja disponível. Isso irá ampliar o leque de
competências dos colaboradores o que acabará por beneficiar o negócio.
Motivação
Certifique-se de que os líderes tenham as ferramentas,
treinamentos e o tempo suficiente para inspirar suas equipes e deixar
claro o que se espera deles. A motivação pode ser uma ferramenta
poderosa para melhorar o desempenho.
Clareza
Questões como as últimas crises econômicas globais acabaram
gerando incertezas e desconfianças nas empresas. O segredo está em não
deixar que isso impacte na forma como os líderes se comunicam com os
colaboradores, nem nos processos que mantêm o negócio andando. Neste
sentido, certifique-se que há ferramentas e processos adequados - desde
software a treinamentos - para garantir que os funcionários estejam
tranquilos com relação ao seu papel, sabendo o que é esperado deles e
que podem fazer o melhor trabalho possível.
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