Empresas e órgãos de governo nos Estados Unidos estão usando ferramentas
on-line, como jogos, para estimular seus funcionários a adotar um
estilo de vida mais saudável, com exercícios, alimentação balanceada e
menos estresse.
SXC |
Games on-line estimulam participação em programas de saúde das empresas |
A revista "BusinessWeek" diz que uma pequena indústria de aplicativos e
aparelhos se formou em torno desse tipo de Estratégia. No site da
start-up Keas, por exemplo, os funcionários podem formar grupos virtuais
de até seis pessoas para competir entre quem come melhor e faz
exercícios com mais regularidade. Eles também são pontuados por
responderem a perguntas sobre saúde.
A empresa tem cerca de 30 clientes --cada empresa paga US$ 15 (R$ 30)
por cada funcionário registrado no ano. Algumas companhias até oferecem
premiações "reais" para os melhores colocados, mas, de acordo com o
fundador do site, Adam Bosworth, esse tipo de estímulo pode não dar
tanto resultado. "No fim das contas, é o aspecto social do jogo que faz
com que as pessoas continuem jogando."
Na cidade de Charlotte, os funcionários públicos participaram de uma
competição virtual em que grupos de diferentes departamentos deveriam
registrar seus hábitos de ginástica. O número de participantes do
programa neste ano foi praticamente o dobro do ano passado.
Brad Bell, professor de recursos humanos da Universidade Cornell, disse à
revista que o uso de ferramentas sociais dá credibilidade a esses
projetos. "Você sabe que se não aparecer as pessoas vão notar."
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