Companhia divulgou uma nova estratégia de mercado, focada na promoção de um menor número de dispositivos
São Paulo - A RIM anunciou
nesta terça-feira, 10, durante conferência com investidores realizada
na cidade canadense de Waterloo, uma nova estratégia de mercado, focada
na promoção de um menor número de dispositivos. A nova abordagem tem
como objetivo reverter a crise que se abate sobre a empresa nos últimos
anos, com perda de share e demissões em massa.
A conferência ocorreu em meio à maior crise da história da RIM, que
recentemente comunicou a demissão de mais de 5 mil funcionários e adiou
para 2013 o lançamento de seu novo sistema operacional, o BlackBerry 10,
tido por muitos como a última cartada da empresa para se manter viva no
mercado. Boatos que circularam nesta semana dão conta de que a RIM pode
ser dividida ou mesmo vendida.
Segundo o novo CEO da RIM, Thorsten Heins, que comandou sua primeira
assembleia geral de acionistas desde que assumiu o posto mais alto da
empresa, em janeiro, a meta é tornar a companhia mais enxuta e
eficiente, com o lançamento da uma nova geração de smartphones equipados
com o BlackBerry 10. Alguns detalhes sobre o novo sistema operacional
já são conhecidos, mas o atraso em seu lançamento levantou dúvidas sobre
a viabilidade da empresa levar à frente o projeto.
Heins reconheceu a insatisfação dos acionistas com o desempenho da
companhia, mas garantiu ter montado uma equipe capaz de reconduzir a
empresa à liderança, com um portfólio de aparelhos mais restrito e
focando nos pontos fortes da RIM.
A RIM anunciou em junho o seu primeiro prejuízo operacional em oito
anos. Além das demissões em série, a empresa informou que reduzirá o
número de fábricas produzindo o BlackBerry, como parte do esforço para
reequilibrar as contas e tornar-se mais competitiva perante a intensa
competição de gigantes como Samsung e Apple.
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