Iniciativa da liga americana de basquete mira crescimento no país
No final de junho, LeBron James finalmente
conquistava seu primeiro anel de campeão da NBA ao liderar o Miami Heat
ao título desta temporada, enquanto milhares de fãs brasileiros
acompanhavam o torneio e torciam contra ou a favor da franquia do atleta
americano. De olho na popularidade e no potencial que o basquete tem no
país, a NBA lançou nesta segunda-feira (2) sua loja virtual no Brasil. A
liga norte-americana fechou uma parceria com a Adidas, sua fornecedora
de material esportivo, e com a Netshoes, sua patrocinadora, para
inaugurar o empreendimento, que opera com um modelo de negócios parecido
com o que o portal de e-commerce esportivo tem com diversos clubes de
futebol.
A Netshoes fica responsável por toda logística, administração e operação dos produtos licenciados da NBA no país. “Nosso
sonho sempre foi o de trazer uma marca tão forte quanto a da NBA para o
Brasil. Olhávamos para o nosso portfólio e faltava justamente este
segmento”, diz Roni Cunha Bueno, diretor de marketing da Netshoes, que
também patrocina a competição desde 2011.
Nas últimas temporadas, a NBA tem ficado ainda mais
em evidência no país. Agora são cinco os brasileiros que atuam na liga
americana: Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers; Leandrinho Barbosa,
do Indiana Pacers; Nenê Hilário, do Washington Wizards; Thiago
Splitter, do San Antonio Spurs; e o recém “draftado” (escolhido junto a
universidades americanas) Fab Mello, do Boston Celtics. Além disso, o
selecionado brasileiro garantiu vaga para a disputa dos Jogos Olímpicos
de Londres em 2012, após ficar 16 anos distante da competição.
“A iniciativa é parte de um esforço da NBA para
aumentar a popularidade do basquete no país. O Brasil é o terceiro
mercado que recebe a loja da NBA no mundo, depois dos Estados Unidos e
da China, e ter um parceiro local também é muito importante”, ressalta
Phillippe Moggio, vice-presidente da NBA para a América Latina. “A loja
vai oferecer a milhões de fãs brasileiros a chance de adquirir produtos
licenciados da NBA. Hoje a relevância, o crescimento e a popularidade da
liga são maiores do que nunca”, completa.
Mesmo para os brasileiros atuando na
NBA, a nova iniciativa é um canal de ligação entre eles e seu país de
origem. “Muito legal essa parceria, acho que agora ficou bem mais fácil
para conseguir uma camisa nossa e trazer o fã para perto. Isso é uma
coisa importante que aconteceu com o mercado brasileiro”, afirmou
Anderson Varejão, jogador do Cleveland Cavaliers.
Um dos
principais trunfos da loja virtual da NBA no Brasil é, além da rápida
entrega e do produto ser o licenciado oficial, a personalização das
camisas. O consumidor pode escolher o nome e número que preferir também
nos uniformes de basquete. “Nossa expectativa com esse lançamento e a
com novidade de personalização da camisa é um aumento de mais de 100% na
venda de uniformes de basquete, somando vértices, trazendo novos
produtos, democratizando o acesso e ainda colocando um serviço agregado
sobre essa comercialização”, afirma Cunha Bueno, que informa que 90% dos
produtos que são vendidos pela Netshoes saem da loja customizados com
nome e número. Segundo o diretor de marketing, os preços das camisas não
serão abusivos ou sofrerão grandes alterações, uma vez que são
sugeridos pela própria Adidas.
Apesar da
Netshoes gerenciar a loja virtual, toda a comunicação do lançamento da
NBA no Brasil seguirá os guidelines da liga americana de basquete.
Segundo Cunha Bueno, a publicidade da iniciativa usará muito as estrelas
que atuam no campeonato e será criada por uma house agency. A Netshoes é
atendida por F.biz, Latin Promo, WoodycomRossetto e Coworkers.
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