F 700GS (à esquerda) e F 800 GS foram lançadas neste final de semana, na Europa
A linha GS da BMW, composta pelas
motocicletas aventureiras da marca alemã, ganha um novo modelo e uma
atualização para o mercado europeu. Anunciadas hoje pela manhã, as novas
F 800 GS e F 700 GS chegam renovadas para continuar conquistando os
apaixonados por motos de uso misto – as famosas dual purpose, ideais
para o turismo e off-road. A grande diferença nos novos modelos é a
adoção, como opcional, das letras “ASC” e “ESA”, que representam o
controle de tração e o ajuste eletrônico das suspensões,
respectivamente.
700GS – que tem motor de 798 cc (?!) – vem substituir a F 650 GS com mais torque, potência e tecnologia embarcada
Outra mudança, como todos já devem ter
percebido, é que a F 700 GS chega para substituir a F 650 GS em 2013. Na
verdade, a mudança foi na nomenclatura, afinal o motor é o mesmo
bicilíndrico de 798 cm³ – juro que até hoje não entendemos o porquê de
usar uma cilindrada menor do que a real! Na nova 700GS a BMW elevou a
potência em quatro cavalos, de 71 cv para 75 cv a 7.300 rpm. E o torque
máximo de 7,6 kgf.m para 7,8 kgf.m a 5.500 rpm, deixando o novo modelo
com um desempenho melhor. Os freios também receberam atenção especial.
Assim como a F 800 GS, a F 700 GS chega com freio a disco duplo da
dianteira e, ambas, contam com uma nova unidade integral de freio ABS
mais moderna. Já na F 800 GS, que usa o mesmo motor de dois cilindros e
798 cm³, não houve alterações no propulsor.
F 800 GS ganhou nova roupagem e agora pode ter controle de tração e suspensões eletronicamente ajustáveis, como itens opcionais
Completam as atualizações uma nova
roupagem, com linhas mais arredondadas e um novo painel, com informações
dispostas verticalmente. A BMW não anunciou os preços dos novos modelos
e nem quando eles começarão a ser comercializados. Porém, neste ano
acontece o Salão de Colônia, na Alemanha, e o Salão de Milão, na Itália,
onde as novas motocicletas da linha GS devem estar em destaque. E
certamente os novos modelos deverão chegar ao Brasil – lembrando que a
800 GS é montada no Brasil. (por André Jordão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário