Gastos cresceram 12% com itens básicos, ante um avanço de 4% na classe C e de 6% nas classes A e B durante o primeiro trimestre de 2012
O consumo de bens não duráveis aumentou 12% do primeiro trimestre do
ano passado para o mesmo período de 2012 nas classes D e E, ante um
avanço de 4% na classe C e de 6% nas classes A e B. Os índices, apurados
por um estudo da Kantar Worldpanel, mostram que as pessoas hoje
agrupadas na base da pirâmide, que correspondem a cerca de 35% da
população brasileira, concentram seus gastos com a compra de itens
básicos, como alimentos, bebidas, higiene e limpeza. A
representatividade dessa parcela da população nas vendas em valor já
alcançou o mesmo patamar das classes A e B, hoje em cerca de 30% cada.
A
expansão do consumo nas classes D e E foi verificada em 65 do total de
78 categorias analisadas pela pesquisa. É cada vez maior também a compra
decidida com base no custo-benefício do produto, daí dos gastos mais
elevados em valor do que em unidades adquiridas. Moradia para 70% dos
consumidores das classes D e E, o interior do País tem a sua economia
diretamente impactada por esse cenário. A região cresceu 13% em valor no
período, enquanto a alta nas áreas metropolitanas foi mais tímida, de
9%
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