Picape chega com novas suspensões e HPE parte de R$ 99.990. Conjunto é acertado e permite condução radical na terra e no asfalto.
Com a presença constante de suas picapes em competições off-road, a
Mitsubishi anunciou nesta sexta-feira (22) a chegada da linha 2013 da
Triton ao Brasil com a ambição de levar ao consumidor um carro similar
ao das provas da Mitsubishi Cup. “Utilizamos as competições como
laboratório para a engenharia. Em uma prova, o veículo começa totalmente
carregado de combustível e, no final, está praticamente vazio. Assim,
procuramos deixá-lo bom para todas situações, como ocorre em um uso do
consumidor", explicou o presidente Robert Rittscher, referindo-se à nova
suspensão da Triton. O lançamento acontece em julho (veja preços ao fim da reportagem).
Sem grandes alterações estéticas, a principal novidade da picape ficou por conta de seu sistema de absorção. Toda a linha 2013, formada por GL, GLX, GLS, HPE e a Savana – que retorna à gama de picapes da marca -, possui a SDS (Sport Dynamic Suspension) que, segundo a fabricante, tem a missão de diminuir os efeitos do piso sobre a carroceria, trazendo mais estabilidade ao veículo e conforto ao motorista. O G1 avaliou em circuito fechado, de terra e asfalto, as versões a diesel e flex da HPE 2013.
Os valores sugeridos pela marca são R$ 99.990 (flex) e R$ 121.490 (diesel), ambas com câmbio automático. A marca disponibiliza versão manual da HPE apenas com motores a diesel, com preço de R$ 112.490. Com estes valores e sempre com tração 4x4 disponível, a L200 Triton HPE é a versão topo de linha da Triton, assim as concorrentes são os modelos mais luxuosos de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e Nissan Frontier (confira tabela abaixo), com câmbio automático.
Entre as rivais, a S10 e Hilux também oferecem opções flex, contudo, a picape movida com álcool e gasolina da Chevrolet só possui câmbio manual.
O que mudou
Ao olhar HPE é possível notar poucas diferenças em relação ao modelo 2012, como o caso do para-choque dianteiro e os faróis. Internamente, a picape recebeu novos bancos, no caso do modelo mais luxuoso da HPE, em couro. O pacote da versão top possui kit multimídia de tela sensível ao toque, com GPS, rádio, CD, DVD, Bluetooth, além de ar condicionado automático, direção hidráulica, piloto automático e comandos de áudio integrado ao volante, entre outros.
Seu acabamento fica em um meio termo entre o requintado e o espartano, mostrando sua vocação off-road. Em apresentação realizada em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, a versão HPE com motor a diesel foi avaliada pelo G1 no circuito de testes off-road da marca, utilizado para acertar as Triton que disputam a Cup. Neste trecho, a picape enfrentou com facilidade os obstáculos nada modestos, mostrando o bom funcionamento da nova suspensão.
Passando para o asfalto linear do Autódromo Velo Cittá, a Triton comprovou o que os executivos da marca haviam afirmado. Mesmo sem carga, a cabine da picape manteve interessante estabilidade. Em curvas de alta velocidade, o conjunto apresentou pequena rolagem, tratando-se de uma picape.
Dois motores, uma escolha
Apesar de não ser novidade, a gama de motores da Triton HPE oferece o mais tradicional motor diesel e o diferenciado V6 flex. Os dois funcionam bem, mas são nitidamente para públicos diferentes. Enquanto a versão flex trabalha melhor em altos giros, o modelo a diesel já entrega força em baixas rotações. Desse modo, se o uso for prioritariamente off-road, a escolha do diesel será vantajosa.
Com isso, a Triton poderá superar os obstáculos com mais facilidade, ao passo que o motor flex se sai melhor no piso de asfalto, ideal para quem pega muita estrada. Ambos propulsores fazem uso do câmbio automático de 4 velocidades – o motor diesel tem à disposição o manual de 5 velocidades também – com escassa quantidade de marchas.
Conjunto resistente e robusto
Além de saltar e superar obstáculos em alta velocidade, a Triton possui sistema chamado de LSD Hybrid no diferencial traseiro, no qual a tração é transferida para a roda que necessita de mais força. Assim, durante a avaliação, foi possível “desencalhar” a L200 quando uma das rodas não tinha o contato ideal com o solo. Seguindo os dispositivos tecnológicos, a L200 possui nova geração de freios ABS, com calibração exclusiva para terra.
Retorno da versão Savana
Outra grande novidade da Mitsubishi é L200 Triton Savana. A mais aventureira das picapes da marca volta agora à "família" Triton. De acordo com a empresa, a Savana possui carroceria reforçada em seis pontos garante e faz uso do mesmo motor diesel da HPE. Além disso, possui snorkel, que permite atravessar trechos alagados com até 800mm de profundidade, rack de teto, prancha, que auxilia em situações extremas de baixa aderência, e duas caixas para acessórios na caçamba.
A Savana é montada sobre a base da HPE, assim mantém as caraterísticas do modelo top, mas seu câmbio é o manual de cinco marchas. No início da gama está a versão GL, modelo que é somente disponível para frotistas. Como GL, GLX e GLS tem aptidões mais utilitárias, estes modelos tem a caçamba maior que a HPE e a Savana. Somando todos os modelos, a expectativa da marca é comercializar cerca de 2.000 unidades da Triton por mês.
Confira preços da linha Triton 2013, que chega às lojas em julho:
L200 Triton HPE Diesel AT - R$ 121.490
L200 Triton HPE Diesel MT - R$ 112.490
L200 Triton HPE Flex AT - R$ 99.990
L200 Triton Savana - R$ 112.490
L200 Triton GLS - R$ 95.990
L200 Triton GLX - R$ 87.490
L200 Triton GL (airbag, abs) - R$ 88.990
L200 Triton GL - R$ 83.990 (apenas para frotistas)
Mitsubishi Triton 2013 (Foto: Murilo Mattos/Divulgação)
Sem grandes alterações estéticas, a principal novidade da picape ficou por conta de seu sistema de absorção. Toda a linha 2013, formada por GL, GLX, GLS, HPE e a Savana – que retorna à gama de picapes da marca -, possui a SDS (Sport Dynamic Suspension) que, segundo a fabricante, tem a missão de diminuir os efeitos do piso sobre a carroceria, trazendo mais estabilidade ao veículo e conforto ao motorista. O G1 avaliou em circuito fechado, de terra e asfalto, as versões a diesel e flex da HPE 2013.
Os valores sugeridos pela marca são R$ 99.990 (flex) e R$ 121.490 (diesel), ambas com câmbio automático. A marca disponibiliza versão manual da HPE apenas com motores a diesel, com preço de R$ 112.490. Com estes valores e sempre com tração 4x4 disponível, a L200 Triton HPE é a versão topo de linha da Triton, assim as concorrentes são os modelos mais luxuosos de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e Nissan Frontier (confira tabela abaixo), com câmbio automático.
Entre as rivais, a S10 e Hilux também oferecem opções flex, contudo, a picape movida com álcool e gasolina da Chevrolet só possui câmbio manual.
O que mudou
Ao olhar HPE é possível notar poucas diferenças em relação ao modelo 2012, como o caso do para-choque dianteiro e os faróis. Internamente, a picape recebeu novos bancos, no caso do modelo mais luxuoso da HPE, em couro. O pacote da versão top possui kit multimídia de tela sensível ao toque, com GPS, rádio, CD, DVD, Bluetooth, além de ar condicionado automático, direção hidráulica, piloto automático e comandos de áudio integrado ao volante, entre outros.
Seu acabamento fica em um meio termo entre o requintado e o espartano, mostrando sua vocação off-road. Em apresentação realizada em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, a versão HPE com motor a diesel foi avaliada pelo G1 no circuito de testes off-road da marca, utilizado para acertar as Triton que disputam a Cup. Neste trecho, a picape enfrentou com facilidade os obstáculos nada modestos, mostrando o bom funcionamento da nova suspensão.
Picape executa saltos com eficácia (Foto: Murilo Mattos/Divulgação)
A SDS traz a nova tecnologia da marca batizada de Full Displacement.
Segundo a empresa, o dispositivo compensa a diferença de pesos quando a
picape está carregada ou vazia, além de não projetar o conjunto
rodas/suspensão com velocidade nos buracos. No piso off-road, o sistema
se mostrou eficaz, por exemplo, ao passar por um buraco, muitas vezes a
roda “flutua” e evita fortes impactos. Além disso, a sensação de
"chacoalhar" é bem pequena na cabine da Triton, mesmo percorrendo muitas
irregularidades, o conjunto mostrou ajuste com solução que possui
rigidez e conforto.Passando para o asfalto linear do Autódromo Velo Cittá, a Triton comprovou o que os executivos da marca haviam afirmado. Mesmo sem carga, a cabine da picape manteve interessante estabilidade. Em curvas de alta velocidade, o conjunto apresentou pequena rolagem, tratando-se de uma picape.
Dois motores, uma escolha
Apesar de não ser novidade, a gama de motores da Triton HPE oferece o mais tradicional motor diesel e o diferenciado V6 flex. Os dois funcionam bem, mas são nitidamente para públicos diferentes. Enquanto a versão flex trabalha melhor em altos giros, o modelo a diesel já entrega força em baixas rotações. Desse modo, se o uso for prioritariamente off-road, a escolha do diesel será vantajosa.
Com isso, a Triton poderá superar os obstáculos com mais facilidade, ao passo que o motor flex se sai melhor no piso de asfalto, ideal para quem pega muita estrada. Ambos propulsores fazem uso do câmbio automático de 4 velocidades – o motor diesel tem à disposição o manual de 5 velocidades também – com escassa quantidade de marchas.
Interior da L200 HPE (Foto: Murilo Mattos/Divulgação)
Já a tração 4x4 tem engate bem suave e pode ser feita com facilidade,
basta reduzir aceleração a qualquer velocidade até 100 km/h e deslocar a
alavanca – que possui também a opção de marcha reduzida.Conjunto resistente e robusto
Além de saltar e superar obstáculos em alta velocidade, a Triton possui sistema chamado de LSD Hybrid no diferencial traseiro, no qual a tração é transferida para a roda que necessita de mais força. Assim, durante a avaliação, foi possível “desencalhar” a L200 quando uma das rodas não tinha o contato ideal com o solo. Seguindo os dispositivos tecnológicos, a L200 possui nova geração de freios ABS, com calibração exclusiva para terra.
Freios ABS funcionam bem na terra (Foto: Murilo Mattos/Divulgação)
Quando o usuário seleciona a tração 4x4, o sistema entende que estará
em piso off-road, mudando seu funcionamento. Logo após um salto a mais
de 90 km/h foi possível pisar no freio com toda a força e a Triton parou
rapidamente, sem perder o controle por nenhum momento. Para completar
os itens de segurança, a HPE ainda vem com airbag duplo. Concluindo, a
Triton HPE oferece conjunto par aqueles que querem uma picape confiável e
com capacidade de divertir.Retorno da versão Savana
Outra grande novidade da Mitsubishi é L200 Triton Savana. A mais aventureira das picapes da marca volta agora à "família" Triton. De acordo com a empresa, a Savana possui carroceria reforçada em seis pontos garante e faz uso do mesmo motor diesel da HPE. Além disso, possui snorkel, que permite atravessar trechos alagados com até 800mm de profundidade, rack de teto, prancha, que auxilia em situações extremas de baixa aderência, e duas caixas para acessórios na caçamba.
L200 triton Savana 2013 (Foto: Fábio Bustamante/Divulgação)
Para enfrentar o barro e a lama, a L200 Triton
Savana conta com pneus Scorpion Mud 255/70 R16 e rodas em aço, que
reforçam o visual off-road dessa picape. Ela transporta até cinco
passageiros. Os bancos, com capa em neoprene, e o tapete de borracha
deixam o interior ainda mais elaborado, versátil e funcional.A Savana é montada sobre a base da HPE, assim mantém as caraterísticas do modelo top, mas seu câmbio é o manual de cinco marchas. No início da gama está a versão GL, modelo que é somente disponível para frotistas. Como GL, GLX e GLS tem aptidões mais utilitárias, estes modelos tem a caçamba maior que a HPE e a Savana. Somando todos os modelos, a expectativa da marca é comercializar cerca de 2.000 unidades da Triton por mês.
Confira preços da linha Triton 2013, que chega às lojas em julho:
L200 Triton HPE Diesel AT - R$ 121.490
L200 Triton HPE Diesel MT - R$ 112.490
L200 Triton HPE Flex AT - R$ 99.990
L200 Triton Savana - R$ 112.490
L200 Triton GLS - R$ 95.990
L200 Triton GLX - R$ 87.490
L200 Triton GL (airbag, abs) - R$ 88.990
L200 Triton GL - R$ 83.990 (apenas para frotistas)
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