Numa época em que a oferta de produtos é grande e a concorrência,
acirrada, uma série de empresas tem apostado no saudosismo para atrair
os consumidores. Granado, Aviação e Itubaína são algumas das marcas cujo
principal diferencial está, justamente, em se manter semelhantes ao que
foram no passado.
Fundada em 1870, a Granado passou, há cerca de cinco anos, por um forte
processo de resgate da marca, focado justamente na manutenção de sua
tradição. Os produtos, que eram vendidos basicamente em farmácias e
supermercados, passaram a ocupar as prateleiras de lojas próprias, todas
com arquitetura "retrô".
A linha foi ampliada e hoje conta com mais de 300 produtos,
incluindo-se aí os de outra marca "vintage", a Phebo, que foi adquirida
pela empresa. O talco Polvilho Antisséptico, da Granado, porém, que
ajudou a fazer a história da marca, permanece como um dos itens mais
vendidos.
Numa época em que a oferta de produtos é grande e a concorrência,
acirrada, uma série de empresas tem apostado no saudosismo para atrair
os consumidores. Granado, Aviação e Itubaína são algumas das marcas cujo
principal diferencial está, justamente, em se manter semelhantes ao que
foram no passado.
Fundada em 1870, a Granado passou, há cerca de cinco anos, por um forte
processo de resgate da marca, focado justamente na manutenção de sua
tradição. Os produtos, que eram vendidos basicamente em farmácias e
supermercados, passaram a ocupar as prateleiras de lojas próprias, todas
com arquitetura "retrô".
A linha foi ampliada e hoje conta com mais de 300 produtos,
incluindo-se aí os de outra marca "vintage", a Phebo, que foi adquirida
pela empresa. O talco Polvilho Antisséptico, da Granado, porém, que
ajudou a fazer a história da marca, permanece como um dos itens mais
vendidos.
Marcas apostam no apelo dos produtos 'retrô'
Foto 1 de 14 - Uma série de empresas aposta no saudosismo para atrair os consumidores. Confira a seguir algumas delas Arte/UOL
A manteiga Aviação é outra marca brasileira que investe na própria
tradição para atrair consumidores. Criado em 1920, o produto ainda hoje é
oferecido nas tradicionais latas cor de laranja, desenvolvidas para
manter a manteiga bem conservada, sem necessidade de refrigeração.
Com o passar do tempo e a chegada da possibilidade de refrigeração
durante o transporte, o produto passou a ser oferecido também em
embalagens plásticas. Doces de leite e achocolatados, entre outros
produtos, também passaram a fazer parte do portfólio da marca.
A lata, porém, permanece à venda. "Para muitas pessoas, a lata é uma
recordação de infância", diz Ana Luísa Resende Pimenta, diretora da
Laticínios Aviação.
'Lembramos do passado como uma época melhor'
Desde 2010, o refrigerante Itubaína, da Schincariol, passou a ostentar
no rótulo a palavra "retrô" para reforçar sua tradição. O produto existe
desde 1954.
"O apelo retrô é, muitas vezes, a maneira que a marca tem para
conseguir garantir um diferencial", diz o professor de gestão de marcas e
marketing estratégico da ESPM, Marcos Bedendo.
Mesmo empresas que trabalham com alta tecnologia, como a fabricante de
eletrodomésticos Whirlpool, estão ligadas nessa tendência. A empresa
lançou nos últimos anos pelo menos três produtos da marca Brastemp com
apelo "vintage" . Entre eles está um refrigerador com design típico dos
anos 50, mas com tecnologia moderna.
O professor diz que essas marcas acabam reunindo dois atrativos. Um
deles é a memória afetiva dos consumidores. "Sempre nos lembramos do
passado como uma época melhor, e esses produtos nos trazem essa sensação
de tranquilidade", diz.
Além disso, o consumidor, afirma Bedendo, está cada vez mais sendo
atraído por produtos que aparentam "simplicidade". "Esse é um dos nichos
de produtos que vêm se consolidando no mundo todo", diz. "Muitos
consumidores vêm preferindo usar produtos mais antigos porque eles
parecem teoricamente ser mais naturais."
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