A Volkswagen vai fabricar no Brasil um novo motor de
um litro com apenas três cilindros. O componente segue a tendência
mundial de “downsizing”, redução no tamanho e peso dos trens de força e
foi apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra.
A informação sobre chegada do três cilindros 1.0 ao Brasil foi dada pela
Röchling Automotive, empresa alemã que fornecerá o coletor de admissão
do novo motor, em nota à imprensa distribuída internacionalmente.
Embora o novo 1.0 da Volkswagen tenha sido desenvolvido originalmente
para equipar o subcompacto Up!, ele poderá ser usado em outros carros.
Potência compacta - O novo motor, totalmente feito em alumínio, é
aspirado e tem quatro válvulas por cilindro. Designado como 1.0 R3 12v
EA211, na Europa ele tem duas versões, a mais econômica gerando 60 cv e a
mais potente com 75 cv, ambas com torque de 95 Nm.
O coletor de admissão fornecido pela Röchling é feito em polipropileno,
material mais leve (cerca de 15%) e resistente que a poliamida,
atualmente usada na maioria dos coletores usados na indústria. Uma
particularidade do material, citada pelo fabricante é a resistência ao
etanol.
Jorge Meditsch
Jorge Meditsch
Nenhum comentário:
Postar um comentário