Os varejistas estão menos otimistas neste ano com as vendas no Dia dos
Namorados, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Serasa
Experian.
O levantamento aponta que 49% dos empresários apostam em aumento de
faturamento na data, ante 57% em 2011. O resultado também é inferior ao
verificado no Dia das Mães deste ano, que foi de 56%.
De acordo com a pesquisa, o alto endividamento do brasileiro foi o responsável pela redução do otimismo.
A Serasa aponta ainda que 36% dos varejistas opinam que seu faturamento repetirá o de 2011 e 15% acreditam em queda.
As grandes empresas do varejo são as mais otimistas sobre o aumento de
seu faturamento na data, de acordo com 63% de seus empresários. Nas
médias, essa opinião é compartilhada por 56% de seus entrevistados, e
nas pequenas por 48%.
Dos varejistas da região Norte, 61% estão otimistas com seu faturamento
neste Dia dos Namorados. Na sequência, na ordem dos mais para os menos
otimistas, estão os da região Centro-Oeste (57%), Nordeste (50%),
Sudeste (48%) e Sul (43%).
PRESENTES
Os empresários acreditam que 27% dos presentes serão roupas, sapatos e
acessórios; 20% celulares e smartphones; 20% perfumaria e cosméticos;
12% flores; 6% chocolates e doces; 6% joias e relógios; 4% eletrônicos;
1% produtos de informática; 1% eletrodomésticos; 1% refeição em
restaurante e na categoria 'outros', 2%.
Cerca de 22% dos gastos médios com presentes serão de até R$ 50; 40% de
R$ 51 a R$ 100; 26% de R$ 101 a 200; 8% de R$ R$ 201 a R$ 300; 3% de R$
301 a R$ 500 e 1% mais de R$ 500. O valor médio deve ser de R$ 128.
Foram entrevistados 1.013 empresários e executivos do varejo entre 14 e 18 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário