sexta-feira, 13 de abril de 2012

Vendas de automóveis caem 10% em fevereiro, diz IBGE


O aumento de tributos para veículos importados --medida tomada pelo governo para proteger a indústria nacional-- já repercutiu negativamente nas vendas das distribuidoras de automóveis, que caíram 10% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2011, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 


Para Reinaldo Pereira, economista do instituto oficial de estatísticas do país, a alta de impostos "já começa a fazer efeito" e restringiu as vendas do setor --que recuaram 1% de janeiro para fevereiro, na taxa livre de influências sazonais. 

Nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro, as vendas de veículos aumentaram 3%, num ritmo menor do que as do comércio varejista ampliado --alta de 6,7%. Nesse indicador, o IBGE inclui revendas de veículos e lojas de material de construção, que também comercializam seus produtos por atacado. O varejo ampliado registrou queda de 1,1% de janeiro para fevereiro. 

Já o fraco desempenho do ramo de supermercados e demais lojas de alimentos (-2,1%), diz, explicou a queda de 0,5% em fevereiro na comparação com janeiro do índice do varejo "puro".
O motivo de tal retração, afirma, foi o menor número de dias úteis e uma "acomodação natural" das vendas após o forte crescimento de janeiro --8,4%. 

Considerando, porém, a comparação com fevereiro de 2012, a evolução das vendas de supermercados é positiva graças aos preços mais baixos de alimentos neste ano, o que alavancou o consumo, segundo Pereira. O setor viu as vendas crescerem 11,8% ante fevereiro de 2012. 

Para Pereira, o governo tomou uma série de medidas de estímulo ao consumo neste ano --como ampliação do crédito, redução de tributos para bens como os da linha branca e outras-- que devem influenciar as vendas do comércio nos próximos meses.

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