A construtora está implementando a nova estratégia para recuperar as operações prejudicadas principalmente pela Tenda
São Paulo - A Gafisa
fechou o primeiro trimestre com vendas contratadas de 408,2 milhões de
reais, metade do volume vendido um ano antes, em meio à implementação da
nova estratégia da empresa para recuperar as operações prejudicadas
principalmente pela Tenda, que não contou com lançamentos no período.
Do total vendido, o segmento Gafisa respondeu pela maior parcela, 317
milhões de reais, seguido por Alphaville, com 182 milhões, sendo que 55
por cento das vendas foram referentes a lançamentos e o restante, a
estoques.
Os lançamentos, enquanto isso, somaram 463,7 milhões de reais de
janeiro a março, queda de 10 por cento na comparação anual, conforme já
havia sido informado pela companhia. O número representa 15 por cento do
ponto médio da estimativa para 2012, de 2,7 bilhões a 3,3 bilhões de
reais.
No período, a construtora e incorporadora não lançou empreendimentos no
segmento Tenda -unidade voltada ao segmento econômico que, desde que
foi adquirida pela Gafisa, vem prejudicando os resultados. Dos
lançamentos previstos para o ano, Tenda deve responder por no máximo 10
por cento do ponto médio.
De acordo com a nova estratégia, a companhia começou a reduzir o foco
geográfico, priorizando mercados em que tem maior controle das
operações. No trimestre, os lançamentos do segmento Gafisa ficaram
totalmente concentrados em São Paulo.
Com o menor volume de lançamentos, a empresa viu o nível de velocidade
de vendas -medido pela relação de venda sobre oferta- cair em mais da
metade ante o primeiro trimestre de 2011, para 10,4 por cento.
Se excluída a marca Tenda, a velocidade de vendas no trimestre passado
foi de 16,1 por cento, contra 21,6 por cento na relação anual.
Nos três primeiros meses do ano, foram entregues 6.165 unidades,
praticamente o dobro das entregas realizadas um ano antes. A meta de
entregas para 2012 é de 22 mil a 26 mil unidades, sendo metade do volume
equivalente à Tenda.
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