Com mais de 500 produtos licenciados no País, marca planeja a abertura de uma rede de franquia e de uma loja temática em 2013
Referência de competição off-road, o Rally Dakar desafia a
resistência dos melhores pilotos do mundo há mais de três décadas.
Originalmente disputado entre as cidades de Paris (França) e Dakar
(Senegal), desde 2009 é realizado na América do Sul. Apesar de não
passar pelo País, o Rally Dakar faz sucesso junto ao público brasileiro.
As ações de licenciamento da marca começaram em 1993 e chegaram ao
Brasil em 2009. Em três anos de trabalho, o mercado brasileiro assinou
12 contratos de licença (que abrangem cerca de 500 produtos) e se tornou
o principal em termos de número de acordos. Segundo Álvaro Bruch
Júnior, sócio-diretor da Up International, agente oficial do Dakar no
Brasil, há ainda em curso quatro negociações e a expectativa é de fechar
2012 com 15 licenças. A empresa não divulga o faturamento.
O
portfólio de produtos vai desde roupas (femininas e masculinas),
acessórios (cintos, bonés, lenços, óculos), equipamentos para carros
(capacetes, capas para estepe, capas de banco), itens de papelaria,
mochilas, roupas para motociclistas e até automóveis (Pajero Dakar, da
Mitsubishi). Na lista de licenciados estão, além da montadora, Swell
Têxtil, Domenicca, Starplast/Bieffe, Flow Up Calçados, Maxine, Tilibra,
Nautika, HB e ASW.
+
Portfólio de produtos vai desde roupas e acessórios e vai até itens de papelaria e automóveis
Crédito: Divulgação
“Nosso objetivo é, cada vez mais, expandir e tornar conhecida a
marca Dakar, que é o maior rali do mundo. Queremos fortalecer o nome
Dakar no mercado brasileiro”, conta Bruch Júnior. O próximo passo desse
processo é a abertura de lojas oficiais. “Estamos em fase de
planejamento para uma loja temática e com um projeto de um novo modelo
de negócios, que são as redes de franquias. Acreditamos que em 2013
teremos cinco lojas do Dakar no Brasil, provavelmente nas principais
capitais”, adianta o executivo, que não revelou o investimento na
empreitada.
Enquanto o projeto das lojas não sai do papel, a Up
International e os licenciados apostam na participação em feiras e
eventos para divulgar os produtos, como a Adventure Sports Fair
(dedicada aos esportes e ao turismo de aventura) e o Salão 2 Rodas. Além
disso, as redes sociais, como o Facebook e o Twitter, servem de canal
de divulgação.
+
Anúncio com peças de uma das linhas de roupa do Rally Dakar
Crédito: Divulgação
Prova acontece em janeiro
Na América do Sul,
Argentina, Chile Peru (as três nações que recebem a competição
atualmente) são os demais países que comercializam produtos oficiais do
Dakar. Na Europa, o principal mercado é a França, enquanto que na Ásia,
China e Japão se destacam. Além do sistema de venda por parceiros, os
produtos do Dakar, inclusive os brasileiros, são encontrados na loja
online oficial do rali.
A edição 2013 do Dakar acontecerá entre
5 e 20 de janeiro. A competição tem o apoio dos governos da Argentina,
do Chile e do Peru, e o patrocínio de Total e Macro. Edox, Honda,
Karcher, Michelin, Mitsubishi Motors, Elf e Sodexo são os fornecedores
oficiais. Nextel, Mutual, Maindru, Iveco, Philips, Monroe, Fric-Rot e
Xplod (Sony) são os apoiadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário